Manifestação de estudantes vai cobrar explicação para demissões da UnP
Natal, RN 18 de abr 2024

Manifestação de estudantes vai cobrar explicação para demissões da UnP

11 de dezembro de 2017
Manifestação de estudantes vai cobrar explicação para demissões da UnP

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A demissão em massa de professores e funcionários iniciada pela Universidade Potiguar (UnP) na semana passada provocou indignação e revolta entre os estudantes da instituição privada. Uma manifestação pública confirmada para quarta-feira (13) vem sendo organizada pela internet e já conta com a adesão de alunos das cinco unidades da UnP em Natal. Os estudantes vão se concentrar por volta das 16h em frente a unidade da avenida Roberto Freire e seguirão em passeata até o prédio da Reitoria, nas proximidades do local. A manifestação está sendo convocada pelo coletivo Todas as Vozes, grupo de oposição à atual gestão do DCE.

A UnP não confirma o número de demitidos, mas especula-se que mais de 100 professores de vários cursos já foram exonerados, entre especialistas, mestres e até doutores. Em nota, a universidade alegou “aprimoramento na qualidade acadêmica” para justificar as demissões. Porém, com as novas regras da CLT em vigor desde novembro, estudantes e professores demitidos acreditam que as exonerações sejam os primeiros reflexos da reforma trabalhista. Na mesma semana, a Universidade Estácio de Sá anunciou a demissão de 2,1 mil professores em todo o país. A maioria dos docentes na UnP que perderam o emprego tinham titulação e mais de sete anos de serviços prestados à instituição.

Membro do coletivo Todas as Vozes, o estudante de psicologia da UnP Gustavo Morais reclama da falta de diálogo entre a reitoria e corpo discente. Ele destaca que os estudantes foram muito prejudicados com as demissões.

- É uma situação bem complicada porque houve casos de alunos com pré-projetos que ficaram de mãos atadas, pois seus orientadores foram demitidos. Isso sem falar que quando você demite professores com titulação e contrata outros recém-formados pagando um salário menor você também perde em qualidade de ensino.

Morais conta que no final de 2016, quando a UnP também demitiu alguns professores, a instituição prometera contratar docentes com a mesma titulação dos exonerados. No entanto, não foi o que ocorreu. Houve insatisfação também quando a UnP juntou turmas de matérias em comum, a exemplo de psicologia jurídica, prevista no projeto pedagógico dos cursos de Psicologia de Direito.

- Isso prejudica a aula porque se o professor se aprofundar no Direito os alunos de psicologia ficam alheios e vice-versa. E isso sem falar que a sala de aula fica com 100 alunos. Algumas grades já estão incompletas, como a de publicidade, por exemplo.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.