Mobilização popular já criou mais de 30 comitês pela democracia no RN
Natal, RN 24 de abr 2024

Mobilização popular já criou mais de 30 comitês pela democracia no RN

15 de janeiro de 2018
Mobilização popular já criou mais de 30 comitês pela democracia no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Com a chegada do julgamento do ex-presidente Lula pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, crescem também as mobilizações do campo progressista pelo país em defesa da democracia e pelo direito de Lula ser candidato às eleições de outubro. Mais de 930 comitês pela democracia já foram criados em todo o Brasil. No Rio Grande do Norte, em apenas duas semanas, 31 comitês foram instalados tanto em Natal como em 17 municípios do interior, uma média de quase três por dia. A expectativa é de que até o dia 24 de janeiro, data do julgamento, mais de 100 comitês sejam criados no estado potiguar.

A desconfiança inicial com cenário diante da caçada ao ex-presidente está dando lugar ao otimismo e ganhando adesões externas ao Partido dos Trabalhadores. No final de semana, o PSOL divulgou nota oficial aderindo à campanha em defesa da democracia e pelo direito de Lula ser candidato. No domingo (14), o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, divulgou números de uma pesquisa feita pelo Instituto IBOPE em dezembro que revelam que 90% dos eleitores não votarão em nenhum candidato que defenda o governo Temer.

Artista visual Venâncio Pinheiro ressalta importância de unir cultura e política

No sábado (13), Dia Nacional de Mobilização pela Democracia, foram criados comitês na Zona Norte, Leste e Sul de Natal. Um deles foi na Casa de Mídia, coletivo de mídia independente idealizado na Zona Norte pelo artista visual Venâncio Pinheiro. Além da abertura do espaço para o debate político cultural, o comitê decidiu organizar a primeira iniciativa aberta.

- Já marcamos para o dia 20 de janeiro (sábado) um evento com shows promovido pela Casa de Mídia no espaço de Lazer dos Garis. É hora do movimento juntar forças, provocar a abertura de novos espaços, e criar eventos que unam política e cultura. Não adianta fazer espetáculo, shows e não fazer a discussão política. A partir dessa iniciativa outros comitês já manifestaram o desejo de também criar suas programações.

Outra adesão importante incorporada à campanha é a da Associação dos Juristas Potiguares pela Democracia. Um grupo de advogados e promotores vem explicando à população, durante a instalação dos comitês, as falhas jurídicas no processo do ex-presidente Lula. A promotora Arméli Brenand é uma das juristas mais entusiasmadas com a campanha em defesa da Democracia e destacou a importância da iniciativa de criação dos comitês.

- Essas ações são muito positivas e a participação popular tem nos deixado muito felizes. Estivemos sábado no bairro de Nossa Senhora da Apresentação e a receptividade foi ótima. As pessoas estão entendendo e multiplicando a noção de Justiça que a gente precisa levar para todos no sentido de garantir a defesa de Lula não por ser o Lula, mas para garantir a democracia, especialmente porque sabemos que o julgamento do Lula não é jurídico, mas político.

Promotora Arméli Brenand destaca o papel dos comitês em defesa da democracia e pelo direito de Lula ser candidato

A ativista e produtora Graça Leal participou o lançamento do comitê pela democracia na Vila de Ponta Negra e se diz otimista em relação à campanha.

- Estamos vivendo um momento tão cruel e cinzento, mas isso me dá esperança porque é nessas horas que a luz surge no fim do túnel e sinto que esse túnel está acabando. O Lula é a nossa esperança, não adianta colocar um intelectual porque não dá conta. Temos um contingente enorme de invisíveis e não temos mais tempo para pegar em armas, estamos mais maduros. Afinal de contas, nesse mundo a gente só tem 500 anos.

A senadora da República Fátima Bezerra esteve presente na criação de vários comitês em Natal, no Dia Nacional de Mobilização pela Democracia, e destacou o crescimento do otimismo na reação da população:

- Está sendo muito positivo tudo o que está acontecendo. A mobilização se espalhou por todo o país, em Natal, no Rio Grande do Norte, no Nordeste. O Brasil respondeu a convocação com muita representatividade. E isso se deve ao fato da avaliação crescente de que as pessoas a cada dia rejeitam mais o golpe consumado em 2016. É preciso deixar bem claro que o que estamos vivendo, com essa caçada aos direitos políticos do ex-presidente Lula, é mais uma etapa do mesmo golpe que cassou mais de 54 milhões de votos. O problema é que, a despeito da ira de hoje e da canalhice da coalizão golpista, acharam que chegariam a 2018 com uma candidatura que os unisse, com o Lula abatido, e o campo progressista desacreditado. Mas não foi isso que aconteceu. Lula está liderando as pesquisas cada vez mais forte e o governo golpista está apodrecendo. Então, se em 2017 será um ano turbulento, 2018 teremos mais turbulências ainda. Agora se querem enfrentar o Lula que venham pela via do voto, tapetão não.

Senadora Fátima Bezerra esteve na criação do Comitê da Juventude em Defesa da Democracia

Fernando Mineiro: “É pela democracia, pelo Lula e pelo povo brasileiro”

Comitê criado no Vale Dourado, na Zona Norte de Natal

Dos 31 comitês pela democracia criados até domingo, o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) participou da criação de 26. O formato é quase sempre o mesmo. Os comitês são organizados em sindicatos, associações, entidades ou nas residências de simpatizantes da causa. O anfitrião abre o comitê saudando o público, Mineiro fala da importância de defender a democracia, um representante da Associação dos Juristas Potiguares pela Democracia explica didaticamente as falhas jurídicas do processo contra o ex-presidente Lula e a população se manifesta. A expectativa do deputado do PT é de que até o dia 24 de janeiro mais de 100 comitês sejam criados no Estado. À pedido da Agência Saiba Mais, durante a inauguração do comitê da Zona Sul, na Vila de Ponta Negra, Fernando Mineiro fez um balanço dessas duas semanas de campanha:

Que avaliação você faz dessas duas semanas onde mais de 30 comitês já foram criados no Estado ?

No Estado temos 31 comitês, essa semana a gente deve chegar a 50 e acho que até o final do mês mais de 100 comitês serão criados. Os comitês são fundamentais porque a ideia é ir para a base, conversar com as pessoas, criar células de resistência, que é o que está acontecendo no Brasil. Se tiver um esforço de todo mundo, e as pessoas estão começando a se envolver agora, vamos criar centenas de comitês pelo Brasil.

O que é um comitê pela democracia ?

Um comitê é uma coisa simples. Você pode criar em casa, na sede da entidade, na sede dos partidos, no futebol, no bar... a ideia é criar um ambiente para discutir a democracia, a grande questão é debater a democracia. Acho que temos um déficit, a nossa taxa de discussão sobre a democracia é quase zero e esse momento possibilita isso. Tem esse lado importante também. Todo militante democrático deveria colocar como prioridade, onde ele tem influência, formar os comitês.

Como tem sido a resposta do público, a participação popular ?

Receptividade está muito boa. Eu fiquei surpreso com a receptividade. Em locais onde eu esperava fossem ter seis pessoas tinha mais de 30, 40. As pessoas estão acompanhando, estão ligadas. Todo mundo sabe que existe uma perseguição ao Lula. As últimas pesquisas do ano passado já sinalizavam que a maioria da sociedade já identificava esse processo como perseguição ao Lula. E a gente indo para as cidades, víamos isso. Você começa a conversar e as pessoas falam sobre os ataques ao Lula. Então o comitê possibilita a aproximação com essas pessoas.

Quais os próximos passos da campanha ?

Aumentar os comitês e realiza-los no maior número de cidades possível com atos, fazendo café da manhã... estamos de olho nesse partidarismo da Justiça, até porque tem uma parte da Justiça que está usando a instituição para promover seus partidos e candidatos, só que eles não contavam com a resistência do Lula. Tiraram a Dilma, achavam que poderiam fazer um pauta regressiva, cujo resumo é a “Ponte para o Futuro” do PMDB, mas está tendo resistência. E a maior delas é o Lula estar em primeiro lugar nas pesquisas.

Essa é uma campanha em defesa da democracia ou em defesa do Lula ?

Então... eu comecei a fazer os discursos dizendo que não era pelo Lula, mas pela democracia. Num dos comitês criados, na sede de um sindicato de Ceará-mirim, eu expliquei o que era o comitê e uma mulher, a Lourdes, pediu a palavra, perguntando se poderia contar a vida dela. E falou que era empregada doméstica, mas no governo Lula teve a oportunidade de fazer um curso técnico e hoje é técnica de enfermagem. E disse que a casa própria dela foi comprada pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Ela terminou a fala dizendo que o Lula não poderia ficar sozinho nessa luta, que a campanha deveria ser pelo Lula sim e por todos nós. Então, a partir da fala da Lourdes, eu falo que é pelo Lula, pela democracia e pelo povo brasileiro.

Comitês criados no RN até 14 de janeiro:

1 – Igapó (Zona Norte de Natal)

2 – São Gonçalo do Amarante

3 – Macaíba

4 – João Câmara

5 – Ceará Mirim

6 – São Tomé

7  São Paulo do Potengi

8- Janduís

9 – Pau dos Ferros

10 – Assú

11 – Jardim Progresso (Bairro N. Sra. da Apresentação – Zona Norte Natal)

12 – Vale Dourado (Bairro N. Sra. Da Apresentação – Zona Norte Natal )

13 – Aliança (Bairro N. Sra. da Apresentação – Zona Norte Natal)

14 – Conjunto dos Garis (Zona Norte Natal)

15 – Redinha (Zona Norte Natal)

16 – Casa de Mídia (Nova Natal – Zona Norte Natal)

17 – Comitê das Juventudes

18 – Assentamento Modelo I (João Câmara)

19 – Assentamento Modelo II (João Câmara)

20 – Comitê de Bento Fernandes

21 – Assentamento Luiz Gonzaga (Ceará-Mirim)

22 – Comitê de Taipu

23 – Comitê de Tapará (comunidade dê Macaíba)

24 – Comitê do Assentamento Chico Santana (João Câmara)

25 – Comitê de Cel. Ezequiel

26 – Mossoró

27 – Zona Sul Natal

28 – Fetraf Estadual

29 – Santa Cruz

30 – São Miguel do Gostoso

31 – Comitê do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Danta

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.