quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018
Saiba Mais

Edital Mais Repórter

As pautas apresentadas por jornalistas profissionais, diplomados ou não, com comprovada experiência em redação ou realização de pautas de maneira independente, concorrerão a 2 (duas) microbolsas no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) para produção de reportagem no projeto Mais Repórter.

Os projetos deverão ter como foco principal a defesa dos Direitos Humanos e da Democracia no Rio Grande do Norte, além de estarem em conformidade com a missão da Agência Saiba Mais: dar visibilidade às narrativas silenciadas da sociedade.

Os proponentes devem inscrever os projetos em uma das duas categorias previstas neste edital: cidadania ou cultura.

As inscrições devem ser feitas até o dia 29 de dezembro de 2017 através do formulário disponível no endereço www.saibamais.jor.br/maisreporter.

Os responsáveis pela proposta receberão a confirmação das suas inscrições por e-mail.

As propostas de reportagem inscritas podem ter um ou mais autores, devidamente identificados.

A Agência Saiba Mais se compromete a não divulgar os projetos de reportagem inscritos, apenas o nome dos vencedores.

Em virtude do direcionamento definido no presente edital determinar enfoque local, a Agência Saiba Mais ressalta que ao se inscrever no projeto o candidato concorda automaticamente com a possibilidade do assunto abordado ser utilizado posteriormente na pauta diária do nosso portal.

Os projetos inscritos devem, de acordo com os requisitos do formulário, conter todas as seguintes informações:

  1. pequena biografia do jornalista proponente focada na experiência profissional, com link de reportagens realizadas;

b) proposta de pauta inédita detalhada: 1. Pesquisa inicial; 2. Contexto, 3: Possíveis fontes.

c) plano de trabalho, incluindo cronograma de produção;

A avaliação final que selecionará os dois melhores projetos inscritos será realizada pelos diretores da Agência Saiba Mais, Rafael Duarte e Vlademir Alexandre, pela jornalista e professora do Departamento de Comunicação Social da UFRN Socorro Veloso; pela jornalista da ADURN-Sindicato Jana Sá e pela professora e militante dos direitos Humanos, Maria do Socorro da Silva.

Serão selecionados prioritariamente 1 (um) projeto do eixo Cidadania e 1 (um) projeto do eixo Cultura. No entanto, a comissão julgadora ficará livre para escolher os melhores projetos, de acordo com os critérios definidos;

A Comissão Julgadora levará em conta os seguintes critérios:

originalidade e relevância da pauta;

segurança e viabilidade da investigação;

recursos e métodos jornalísticos a serem utilizados. 

Os projetos selecionados serão divulgados até o dia 5 de janeiro de 2018, no portal da Agência Saiba Mais. Os finalistas receberão também uma comunicação por e-mail acompanhada de um termo de compromisso que deve ser assinado e devolvido à Agência Saiba Mais.

O termo de compromisso não constitui vínculo empregatício.

Os vencedores receberão o valor integral do projeto Mais Repórter após a conclusão e entrega da reportagem selecionada.

As reportagens deverão ser concluídas no prazo de até 30 dias, a contar a partir da assinatura do termo de compromisso.

Os proponentes selecionados farão reunião semanal de acompanhamento das reportagens com os coordenadores da Agência Saiba Mais, em datas a serem combinadas.

Caso a pauta apresente risco à segurança do repórter/equipe, serão discutidas soluções em conjunto com os diretores da Agência Saiba Mais, podendo, inclusive, levar à suspensão da reportagem.

A Agência Saiba Mais se reserva o direito de editar o conteúdo final das reportagens em contato com o repórter, dentro do espírito colaborativo que vigora no Coletivo. Todas as reportagens serão revisadas pela assessoria jurídica da Agência Saiba Mais.

Respeitadas todas as etapas previstas nesse regulamento e no projeto de investigação jornalística, depois da publicação da reportagem, os selecionados receberão um certificado de participação no projeto Mais Repórter, da Agência Saiba Mais.

Os recursos do Mais Repórter podem ser utilizados da maneira que os propositores decidirem.

As reportagens geradas pelas propostas vencedoras serão publicadas no portal da Agência Saiba Mais e seus republicadores.

Os autores cederão à Agência Saiba Mais o direito sobre o conteúdo publicado, que pode ser reproduzido em outros produtos (livro, web, cd etc.). As reportagens serão registradas com licença Creative Commons e, portanto, todas as reportagens poderão ser republicadas livremente por outros veículos sem ferir direitos autorais.

A divulgação será planejada em parceria com os autores.

O desrespeito aos deveres e obrigações previstas neste edital será objeto de deliberação por parte do Conselho Editorial, com a garantia do direito de defesa, podendo, como medida última, haver a suspensão da parceria e uma nova seleção.

Para dúvidas ou mais informações: maisreporter@saibamais.jor.br 

Comentários do Facebook