OPINIÃO

10 anos de Flipaut!

Mais um ano se inicia, outras esperanças se renovam. Volto das férias e ao chegar em Natal vivencio a grata alegria de encontrar materializado o resultado de um esforço coletivo do qual, em alguma medida, participei: o livro que celebra 10 anos do festival literário alternativo da Pipa – o flipAut!

O flipAut! dispensa comentários sobre a sua grande importância, com os lançamentos de livros e zines, com a feira de livros, com as desconferências, com as oficinas oferecidas e com toda as mostras artísticas realizadas desde 2010, tudo inteiramente gratuito. Mas para quem aprecia a cultura livresca, é preciso ainda ressaltar: o livro “10 anos de flipAut!” é leitura obrigatória. Um compêndio que reúne relatos de alguns nomes da cena cultural e literária que participaram do festival, como poetas, jornalistas, escritores, acadêmicos, fanzineiros, sebistas, professores, contadores de histórias, artistas da palavra, enfim: Adaécio Lopes, Adriano de Sousa, Cefas Carvalho, Fred Caju, Francisco Marinho, João Batista de Morais Neto, Marizé Assis, Manoel Onofre Jr., Oreny Júnior, Raul Pacheco, Sandra Almeida, além desta que aqui escreve, eu mesma, que também dei uma força com a revisão, além de ser grande entusiasta do festival como experiência de autogestão.

O grande barato do livro consiste mesmo é na compilação dos anais que o grande cabeça do flipAut! – Jack d’Emilia – faz para cada uma das edições dos 10 anos de festival, uma grande lição sobre o que é fazer uma ação coletiva e independente. Aliás, cabe a ele não só a coordenação do flipAut! – evento já consagrado no calendário cultural do RN – , como também de todas as fases implicadas na produção desse livro, desde a concepção da ideia, passando pela seleção e diagramação dos textos, até o lançamento simbólico (dadas as necessárias medidas sanitárias de distanciamento social deste fatídico ano de 2020).

A pandemia vai passando e o flipAut! vai se fortalecendo na certeza de que junt@s somos mais fortes. E, para quem ainda não sabe, o livro (com primeira edição em tiragem limitadíssima) se encontra disponível nos seguintes pontos:

– Natal: Sebo Gajeiro Curió, Mercado de Petrópolis, às terças, quintas e sábados;
– Pipa: Banca de Pacha, na Ecofeira, na Praça do Pescador, em todas as sextas.

Também é possível solicitar entregas pelo whatsapp: (84)992024210.

Vida longa ao flipAut! é o que desejo, folheando aqui meu exemplar. E que venham mais livros!

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *