Comitê Científico integra as ações dos Governadores do Nordeste no combate ao Coronavírus
Natal, RN 29 de mar 2024

Comitê Científico integra as ações dos Governadores do Nordeste no combate ao Coronavírus

1 de abril de 2020
Comitê Científico integra as ações dos Governadores do Nordeste no combate ao Coronavírus

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Segunda região com maior número de infectados pela Covid 19 no país, o Nordeste, através do Consórcio de Governadores, realizou nesta terça-feira, 31, a primeira videoconferência do Comitê Científico. O grupo, coordenado pelo neurocientista Miguel Nicolelis e pelo físico e ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, deverá auxiliar os nove estados da região Nordeste a estabelecer ações de combate à pandemia do Coronavírus com base em parâmetros cientificamente mais avançados no mundo.

O comitê estabeleceu como prioridade a instalação de uma “sala de situação”, com sede no governo da Bahia, onde serão pensadas ações de cooperação nacional e internacional no enfrentamento ao vírus.

Os governadores, que já vêm adotando medidas de distanciamento social, querem que as ações se deem de forma coordenada, integrando as comissões, bancos de dados de universidades públicas e grupos locais que vêm estudando o enfrentamento à doença em cada estado.

O grupo de governadores busca ações práticas, como alternativas de materiais de proteção a serem usados por pessoas que tenham exposição maior ao coronavírus, o caso, por exemplo, dos profissionais de saúde que estão na linha de frente.

Os nove estados do Nordeste participam da iniciativa: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Em boletim divulgado nesta terça-feira (31), a região Nordeste registra o segundo maior número de casos da Coivid 19 no país, 875, ficando atrás apenas do Sudeste, com 3.406 casos.

RN indica coordenador do LAÍS Ricardo Valentim para compor comitê científico

A governadora Fátima Bezerra (PT) indicou o professor e diretor Executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN Ricardo Valentim para representar o Estado no comitê científico. Serão realizadas reuniões periódicas com autoridades científicas brasileiras e de outros países, a exemplo da Itália, da Alemanha e da China, para discutir soluções na tentativa de frear a disseminação da Covid-19.

Pelo twitter, Fátima Bezerra destacou a importância do fórum para ajudar os Estados nordestinos:

- O #ConsórcioNordeste agora passa a contar com o conhecimento científico e a pesquisa na aérea médica para ajudar os governadores da região na tomada de decisões sobre as ações de enfrentamento ao novo coronavírus. O Comitê ainda está em formação, mas já conta com 13 membros, incluindo um indicado por cada estado e deve permanecer ativo até o final da pandemia, reunindo médicos, cientistas, físicos e pesquisadores brasileiros", disse. 

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.