Deputado bolsonarista pede ao Ministério da Justiça envio de tropas federais ao IFRN
Natal, RN 28 de mar 2024

Deputado bolsonarista pede ao Ministério da Justiça envio de tropas federais ao IFRN

12 de agosto de 2020
Deputado bolsonarista pede ao Ministério da Justiça envio de tropas federais ao IFRN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O deputado federal general Girão (PSL) encaminhou ofício ao Ministério da Justiça pedindo o envio de tropas federais ao Rio Grande do Norte para “prover a segurança das instalações do IFRN em Natal”.

O pedido foi feito um dia depois de policiais militares agredirem estudantes da instituição durante um protesto dos alunos contra a intervenção do MEC no processo eleitoral do IF, além de cobrar um calendário para a retomada de aulas remotas.

A PM foi acionada pelo interventor Josué Moreira, nomeado em 20 de abril pelo ex-ministro Abraham Weintraub atropeando o resultado das eleições realizadas em dezembro de 2019 que escolheu o professor de Educação Física José Arnóbio de Araújo como reitor.

Com o pedido, Girão estica a corda e agrava a tensão entre a gestão provisória e a comunidade acadêmica. O deputado classifica o protesto como “vandalismo” e insinua, sem apresentar provas, que “atos de vandalismo têm sido praticados por alunos e, provavelmente, por elementos infiltrados nas instalações do IFRN”.

Segundo a justificativa apresentada pelo deputado, “atos de vandalismo têm colocado em risco não somente o patrimônio público como também as pessoas que ali trabalham com destaque para o Reitor Pro Tempore” .

Josué Moreira foi indicado por Girão para o cargo. Filiado ao PSL, o interventor disputou a prefeitura de Mossoró pela sigla.

Esse não é o primeiro episódio antidemocrático que envolve o deputado federal Girão Monteiro. Ele é investigado pelo Supremo Tribunal Federal por financiar manifestações antidemocráticas e anticonstitucionais. Em junho, Girão e mais 11 deputados federais, todos ligados ao presidente Jair Bolsonaro, tiveram o sigilo bancário quebrado por determinação do relator Alexandre de Moraes nesse inquérito.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.