RN registra primeiro caso no Brasil de reinfecção por covid-19 e outros cinco estão sob investigação
Natal, RN 29 de mar 2024

RN registra primeiro caso no Brasil de reinfecção por covid-19 e outros cinco estão sob investigação

10 de dezembro de 2020
RN registra primeiro caso no Brasil de reinfecção por covid-19 e outros cinco estão sob investigação

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Rio Grande do Norte tem o primeiro caso confirmado no Brasil de reinfecção pelo vírus SARS-CoV2, causador da covid-19. A paciente é uma mulher residente em Natal, de 37 anos, que trabalha na área da saúde no Rio Grande do Norte e na Paraíba. A notificação do caso suspeito de reinfecção foi registrado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Norte (CIEVS-RN) no dia 23 de outubro.

No dia 17 de junho a paciente apresentou um quadro de síndrome gripal com dor de cabeça, dor abdominal e coriza. No dia 23 de junho ela fez a coleta de amostra para realização de um teste de RT-PCR na Paraíba. O teste foi positivo e a paciente cumpriu o período de isolamento recomendado. Depois, no dia 11 de outubro, a paciente voltou a apresentar um quadro de síndrome gripal com fraqueza, dor muscular, dor de cabeça frontal e distúrbios gustativos e olfativos, ou seja, com perda do olfato e paladar. Foi feita nova coleta para realização de exame em 13 de outubro, novamente no estado da Paraíba, com novo resultado positivo.

Nesta quinta-feira (10), às 10h30, representantes das secretarias de Estado e do município de Natal darão uma entrevista coletiva para detalhar o caso.

Além deste caso confirmado, o Rio Grande do Norte ainda tem outros cinco casos suspeitos sendo investigados e três em que não é mais possível fazer a análise laboratorial. Ao todo, são sete casos em Natal, um em São Gonçalo do Amarante e um em Parnamirim, ambas cidades da região Metropolitana da capital.

A investigação de possíveis casos de reinfecção foram realizadas em um trabalho conjunto dos setores de vigilância epidemiológica do estado do Rio Grande do Norte, do município de Natal e do estado da Paraíba. As amostras da paciente com o primeiro caso de reinfecção no Rio Grande do Norte foram encaminhadas pelo estado da Paraíba para análise no laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), no Rio de Janeiro.

Investigação de reinfecção pelo vírus SARS-CoV2 no RN

Casos em investigação: 5
Casos confirmados: 1
Caso investigados e com inviabilidade para análise: 3
Total de casos notificados: 9
Municípios de Residência: Natal (7), São Gonçalo do Amarante (1) e Parnamirim (1).

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.