Prefeitura de Natal ocupa Câmara com apoiadores durante votação do plano diretor, diz oposição
Natal, RN 19 de abr 2024

Prefeitura de Natal ocupa Câmara com apoiadores durante votação do plano diretor, diz oposição

23 de dezembro de 2021
2min
Prefeitura de Natal ocupa Câmara com apoiadores durante votação do plano diretor, diz oposição

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Integrantes dos movimentos sociais denunciaram que o último dia de votação do plano diretor de Natal, esta quinta-feira (23), foi marcado pela tentativa de afastar o povo da Câmara Municipal. A Prefeitura teria convocado servidores comissionados a ocuparem a galeria, tirando espaço daqueles que protestavam pelo direito à cidade.

Há relatos sobre os apoiadores do prefeito Álvaro Dias (PSDB) terem recebido pulseiras de cor diferente daquelas entregues à população e que davam até mesmo direito a um brinde natalino.

Em vídeo que circula nas redes sociais, já na rua, um grupo de manifestantes discute com mulheres bolsonaristas que tumultuavam a sessão. Uma delas veste camisa com o rosto do presidente enquanto outra segura uma bandeira do Brasil.

A vereadora Divanede Basílio (PT) publicou vídeo em que comenta sobre a intenção da base de Álvaro: “Hoje eles estão lotando só com o interesse de desmoralizar a gente. Só para desqualificar os lutadores que vieram ontem e hoje encheram a galeria”.

[embed]https://www.instagram.com/p/CX01lHlK2Dw/[/embed]

Guarda Municipal e Polícia Militar foram convocadas. O coordenador nacional do MLB, Marcos Antônio denunciou que as forças de segurança estavam presentes para intimidar os movimentos.

“A gente queria ter o direito de acompanhar a votação final do plano diretor que a gente sempre disse que não servia pra nossa cidade. Onze viaturas totalizam 33 homens preparados para o combate. E não tem 30 pessoas, cujo único objetivo é acompanhar a votação”, disse.

Por 25 votos a favor e apenas 4 contra, a maioria dos 29 vereadores da Câmara Municipal de Natal concluiu a votação final e aprovou as modificações ao Plano Diretor de Natal.

O texto final permite a construção de prédios com até 140 metros de altura na região do Parque das Dunas, enquanto o Plano de 2007 permitia edificações com até 6 metros. Também inclui construções na Via Costeira de edificações multifamiliares e aumento do gabarito de construção (altura dos prédios) na Praia do Meio, que passa dos atuais 4 andares (12 metros) para 21 metros na 1ª quadra, 27 metros na 2ª quadra e até 60 metros na 3ª, com a exceção das Áreas de Interesse Social (AEIS).

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.