Campanha em favor das vítimas de enchentes na Bahia arrecada mais de 4 mil litros de água em Natal com apoio do Sicoob/RN, G10 Favelas e Azul
Natal, RN 16 de abr 2024

Campanha em favor das vítimas de enchentes na Bahia arrecada mais de 4 mil litros de água em Natal com apoio do Sicoob/RN, G10 Favelas e Azul

17 de janeiro de 2022
3min
Campanha em favor das vítimas de enchentes na Bahia arrecada mais de 4 mil litros de água em Natal com apoio do Sicoob/RN, G10 Favelas e Azul

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Uma parceria entre o Sicoob Rio Grande do Norte, o movimento G10 Favelas e a Azul Linhas Aéreas conseguiu arrecadar mais de quatro mil litros de água mineral para as vítimas das enchentes no sul da Bahia. Parte do material já foi enviado em 7 de janeiro para o município de Itambé e o restante chega na próxima sexta-feira (21) pelo aeroporto de Vitória da Conquista, com apoio da companhia aérea Azul.

A distribuição nos locais mais afetados será feita pelas equipes de atendimento presentes no território baiano. A campanha foi batizada de “Dê de beber a quem tem sede”.

G10 Favelas é um movimento que congrega vários coletivos com foco na solidariedade e no empreendedorismo nas comunidades periféricas. Já o Sicoob/RN é a maior cooperativa financeira de crédito do país.

Segundo dados mais recentes, quase 30 mil pessoas estão desabrigadas na região, que também contabiliza 26 mortos e 520 feridos.

Rede de solidariedade 

A escassez de água potável é um dos maiores problemas enfrentados no sul da Bahia neste momento.

O Sicoob/RN convocou os cooperados para ajudar ainda que já estivesse enviando doações.

- A situação no sul da Bahia está muito complicada. Com as enchentes, o abastecimento de itens básicos, como água para beber, foi prejudicado. Por isso estamos juntando esforços para ajudar às vítimas. E quem puder somar nessa rede de solidariedade será muito bem vindo. O mínimo que for já será de grande importância”, disse Manoel Santa Rosa, presidente do Sicoob Rio Grande do Norte.

Coordenador do coletivo Comunitários contra a Covid e um dos representantes do G10 Favela no Rio Grande do Norte, o policial Jefferson Lúcio explica que a rede de solidariedade tem conseguido chegar em regiões bastante afetadas pelas fortes chuvas das últimas semanas:

- A região sul da Bahia concentra as cidades mais atingidas e o aeroporto de Vitória da Conquista é o mais próximo desses municípios até para facilitar o escoamento desse material. Arrecadamos mil litros de água na primeira fase e agora com o apoio do Sicoob mais três mil litros”, explicou.

Como há uma mudança na quantidade de voos diários em razão da disseminação da nova variante do coronavírus, a previsão de chegada dos 3 mil litros de água ficou para sexta-feira.

Como ajudar

Jefferson Lúcio explica ainda que as pessoas que ainda quiserem ajudar as vítimas das enchentes no sul da Bahia podem fazer uma doação em dinheiro através do pix [email protected] ou pelo site www.g10favelas.com.br, onde é possível contribuir com vítimas de outras tragédias, a exemplo dos desabrigados de Minas Gerais e da região de Coroadinho, no Maranhão.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.