Fátima admite conversar com PDT e MDB para disputa de 2022 e critica silêncio de Gabas na CPI da Covid
Natal, RN 18 de abr 2024

Fátima admite conversar com PDT e MDB para disputa de 2022 e critica silêncio de Gabas na CPI da Covid

2 de janeiro de 2022
5min
Fátima admite conversar com PDT e MDB para disputa de 2022 e critica silêncio de Gabas na CPI da Covid

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A governadora Fátima Bezerra (PT) admite conversar com o partido do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, sobre uma possível aliança para as próximas eleições. Também afirma que o MDB também está no radar e defende que "como o presidente Lula tem dito é preciso não perder de vista a necessidade de uma frente mais ampla". Mas a Governadora aponta que uma definição sobre a chapa só deve ocorrer em março.

Em entrevista ao jornal Tribuna do Norte, a governadora também criticou o silêncio do ex-secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, na CPI da Covid, sobre a não entrega de respiradores adquiridos e não entregues: "Foi um equívoco não ter falado. Ele deveria ter falado sim, assim como fizeram nossos secretários e todas e todos os servidores da saúde que foram convocados".

Eis os principais trechos da entrevista:

Conversas com Carlos Eduardo e MDB
“Se o PDT sinalizar que quer integrar a nossa aliança, sim, estamos abertos a conversar. Lembro aqui que o PDT faz parte do campo democrático-popular e como o presidente Lula tem dito é preciso não perder de vista a necessidade de uma frente mais ampla. Então, assim como o presidente Lula, tem havido conversas, sim, com o MDB. Mas essas conversas não são somente com o MDB, com o PDT, mas com outros partidos também. E as decisões, volto a dizer, serão tomadas nesse contexto. ”

Desvios de recursos dos respiradores
"Nós continuamos incansáveis em busca da recuperação desses recursos e os fatos atestam o que falo: Primeiro, foi o próprio Consórcio, já à época do calote, quem procurou os órgãos de controle, órgãos cíveis e criminais, de investigação, e o próprio judiciário para apurar e para que os nove estados tivessem o dinheiro de volta. Ou seja, o Consórcio foi o primeiro a denunciar o fato, a chamar os órgãos de controle e a acionar o judiciário. Segundo, o Rio Grande do Norte já ingressou com várias ações e pedidos de bloqueios. Recentemente o magistrado de uma dessas ações acatou o pedido de bloqueio de bens. Isso está a cargo da PGE. Eu repito: continuaremos incansáveis na recuperação desses recursos.

"Não sossegarei enquanto esses recursos não forem devolvidos ao povo do Rio Grande do Norte. Quanto à punição devida a esses caloteiros que ela seja feita, com agilidade, após investigação firme e a responsabilização por parte do judiciário. Doa a quem doer"

Silêncio de Carlos Gabas
"Foi um equívoco não ter falado. Ele deveria ter falado sim, assim como fizeram nossos secretários e todas e todos os servidores da saúde que foram convocados".

Diálogo com ministros potiguares
"Eu não misturo convicções, seja de natureza política, ideológica ou religiosa, com os interesses do estado do Rio Grande do Norte. Mas infelizmente não é esse o padrão que vemos hoje no Governo Federal. O presidente não consegue de maneira nenhuma deixar as divergências de lado e ter um diálogo civilizado junto com os demais entes federados, o que é uma obrigação. O republicanismo e o federalismo são princípios que regem o Estado brasileiro, mas infelizmente o que se vê hoje no Brasil é exatamente o contrário disso. Vocês da imprensa acompanham e sabem que governadores de partidos adversários sequer são convidados pra participarem de agendas que os Ministérios fazem nos Estados. Isso aconteceu aqui também, mesmo em ocasiões em que o Governo do Rio Grande do Norte tinha participação direta na obra que estava sendo visita naquela ocasião. É lamentável. Quando que se viu isso no Brasil?".

Empréstimo R$ 600 milhões
"Nós destinaremos esses recursos fundamentalmente para investimentos. Diante do quadro financeiro que pegamos o Estado, com 4 folhas de salário atrasadas que totalizavam cerca de R$ 1 bilhão, naturalmente que nos últimos anos tivemos dificuldades de ampliar os investimentos. Trabalhamos esses três anos financiando nossos investimentos basicamente com os recursos do empréstimo do Banco Mundial. Quase todo o saldo financeiro que construímos nesses três anos tivemos que alocar para o pagamento dos salários em atraso".

"Nossa intenção é destinar a maior parte desses recursos para ampliação, readequação e recuperação da infraestrutura viária do RN, mas também para a ampliação e recuperação da infraestrutura de saúde pública, com destaque para as policlínicas, projetos na área de segurança pública, entre outros".

Reajuste salários e calendário pagamento 2022
"Nos próximos dias de janeiro estarei anunciando o calendário de pagamento para 2022 e para reafirmar o pagamento da última folha ainda pendente. Veja, além disso nós conseguimos promover melhorias do ponto de vista salarial, profissional, como por exemplo a reestruturação de carreiras dos serviços essenciais – saúde, segurança e educação – assegurando direitos que estavam represados em alguns casos há mais de dez anos. E agora, recentemente, fizemos uma recomposição salarial de 15%, contemplando 13 categorias do funcionalismo público, exatamente aquelas com salários mais modestos da atividade meio. Veja, as demais reivindicações são legítimas, mas nesse momento eu tenho que ter responsabilidade e só posso assumir compromissos que cabem dentro do orçamento".

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.