CIDADANIA

Saiba onde fazer o teste para covid-19 pelo SUS em Natal

Com o aumento dos casos de covid-19 e Influenza, também tem crescido a procura pelos exames de testagem das doenças. Com a exceção dos laboratórios particulares, que fazem o teste mediante pagamento pelo exame, as pessoas com suspeita de covid-19 ou gripe que forem fazer a testagem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Natal, precisam passar antes por consulta médica.

No caso do teste RT-PCR, por meio de swab (cotonete), apenas depois da triagem e consulta, o paciente poderá fazer o exame em uma das 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. É necessário estar entre o 3º e 7º dia de sintomas para que haja um resultado eficaz do exame.

Locais:

Já o teste rápido, que possui um menor grau de precisão no resultado, está disponível em 45 unidades básicas de saúde do município. Nesse caso, é preciso requisição ou triagem da equipe de enfermagem.

Locais:

Até este domingo (16), segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o Rio Grande do Norte tinha um total de 394.291 casos de covid-19 confirmados, 116.916 casos suspeitos e 6.293 casos em acompanhamento. O número de óbitos provocados pela doença já é de 7.602 e outras 1.460 mortes são consideradas suspeitas.

Ainda segundo a Sesap, por causa de problemas no sistema do Ministério da Saúde, o e-Sus, os números ainda são parciais. A plataforma voltou a apresentar problemas de instabilidade e houve dificuldade de inserção dos dados pelos municípios.

Em Natal, informações sobre os locais de vacinação, documentos e a situação das filas em tempo reais estão disponíveis no site https://vacina.natal.rn.gov.br/.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo