Beto Rosado inclui Kerinho, pivô do mandato tirado de Mineiro, em nominata do Progressistas
Natal, RN 19 de abr 2024

Beto Rosado inclui Kerinho, pivô do mandato tirado de Mineiro, em nominata do Progressistas

4 de abril de 2022
2min
Beto Rosado inclui Kerinho, pivô do mandato tirado de Mineiro, em nominata do Progressistas

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O deputado federal Beto Rosado, presidente estadual do Progressistas, montou e apresentou nominata do partido à Câmara dos Deputados. Na nominata com nove nomes, chamou a atenção a inclusão de Kéricles Alves, o "Kerinho", ex-vereador em São José de Mipibu que ganhou notoriedade na eleição de 2018, então pelo PDT,  ao concorrer de maneira irregular e ser pivô de disputa da vaga de deputado entre Beto e o petista Fernando Mineiro.

Em 2018, após a eleição, os 8.990 votos recebidos por Kéricles não foram computados, devido a irregularidades confirmadas pela Justiça, como o fato do ex-vereador não ter se desvinculado de um cargo em comissão na prefeitura de Monte Alegre no prazo legal. Sem esses votos, pelo quociente eleitoral, a vaga de deputado ficaria com o PT, no caso com Mineiro, que teve 98.070 votos. Contudo, antes da posse dos deputados em 2019, o TRE deferiu o registro de candidatura de Kéricles, o que deu o mandato para Beto, que teve 71.092 votos.

Em janeiro de 2021, o TRE indeferiu o registro de candidatura de Kerinho, que recorreu ao TSE. Em junho de 2021 decisão do ministro Luiz Felipe Salomão acatou o recurso do deputado mossoroense e o manteve no cargo, argumentando que o registro de candidatura de Kericles foi cassado após as eleições, logo, os votos não poderiam ser anulados. Em outubro, o TSE deferiu recurso impetrado pelo próprio Kerinho e ainda excluiu Fernando Mineiro, que tentava a anulação do registro de candidatura do mipibuense, da ação.

Em 2022, Beto e Kerinho marcharão novamente na mesma nominata. Que ainda terá os nomes de Mara Costa, Major Brilhante, Jerônimo do Sertão, Karla Veruska, José Lins e Vavá.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.