DEMOCRACIA

Forte na Assembleia Legislativa, PSDB apresenta nominata frágil para a Câmara Federal

O PSDB é o partido com maior força política na Assembleia Legislativa do RN, somando atualmente 12 deputados estaduais, ou seja, metade da composição de cadeiras na casa. Entre esses, o presidente da ALRN, Ezequiel Ferreira de Souza. Contudo, o peso político mostrado no legislativo estadual não aparece na nominata apresentada para disputar a Câmara Federal nas eleições deste ano.

Até o momento o partido, que não tem nenhum representante na bancada federal potiguar, apresentou a seguinte nominata: Kleber Fernandes, Michael Borges, Abidene Salustino, Gildeon Ismaias, Wbiranilton Pezão, Assis do Hospital, Estácio Rubinstein, Júlia Ferreira, Wanderleya Firmino e Delkiza Cavalcanti. Entre esses nomes, nenhum deputado estadual. Kléber Fernandes é vereador em Natal. Michel Borges ocupa cadeira de vereador em Parnamirim. Abidene já foi vice-presidente da Câmara de Parnamirim, mas hoje está sem mandato.

Gildeon Ismaias é vereador em Mossoró, enquanto Assis do Hospital é líder político em Touros, tendo sido a prefeito do município. Wbiranilton Pezão é empresário em Natal, já Estácio Rubinstein é médico no município de Santo Antônio tendo sido candidato a vice-prefeito no município em 2016.

Entre as três mulheres na nominata, Wanderleia Firmino foi candidata avereadora em Rio do Fogo. Delkiza Cavalcanti é vereadora em Assu e Júlia Ferreira estreia na disputa partidária.

É possível que o PSDB troque ou inclua outros nomes na nominata, mas até o momento parece claro que o partido não tem um “puxador de votos”, político de maior densidade eleitoral que chama a atenção do eleitor e seja o mais votado, possibilitando a eleição de um deputado.

Com o quociente eleitoral estimado em 200 mil para cada legenda conseguir fazer uma cadeira na Câmara Federal, a tarefa do PSDB parece difícil com a atual nominata. O partido de Ezequiel já tem o desafio de tentar reeleger os 12 deputados atuais na Assembleia Legislativa, já que até janeiro tinha 5 parlamentares e nos últimos dois meses recebeu mais 7 deputados.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo