Justiça determina pela terceira vez retorno de linhas de ônibus em Natal
Natal, RN 20 de abr 2024

Justiça determina pela terceira vez retorno de linhas de ônibus em Natal

14 de maio de 2022
Justiça determina pela terceira vez retorno de linhas de ônibus em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O juiz Ricardo Tinoco de Gois, da 1ª Câmara Cível do TJRN, negou o pedido da Prefeitura de Natal para suspender decisão anterior que determinou a volta das 28 linhas de ônibus tiradas de circulação no município.

A ação contra o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn) foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) e essa é a terceira decisão favorável.

“MAIS UMA! Já pode pedir música, hein? Pela terceira vez, a Justiça mantém a decisão contra o SETURN, na nossa ação que pede o retorno imediato das linhas que foram extintas em Natal. Até quando esses empresários do transporte desobedecerão a lei? Ônibus nas ruas já!”, publicou a deputada.

De acordo com o parecer, é “inexiste qualquer motivação para a retirada de circulação das linhas 68 (Alvorada - Parque das Dunas), 33B (Planalto - Lagoa Seca), 76 (Felipe Camarão - Parque das Dunas) e 593 (Circular Residencial Redinha), além de outras 24 (vinte e quatro) linhas de ônibus desde o início da pandemia”.

Para o juiz, com a redução da frota, a Prefeitura e as concessionárias do serviço público “deixaram de garantir o acesso à mobilidade e o deslocamento de pessoas em diversas localidades do Município”.

Completa ainda que a medida foi tomada sem análise de demanda, consulta e deliberação em esferas públicas apropriadas, além de não ter conferido qualquer publicidade e transparência aos “atos que implicam negativamente e de forma direta no núcleo essencial dos direitos fundamentais dos cidadãos atingidos”.

Mas nem as decisões da Justiça, nem as vantagens oferecidas pelo poder público aos empresários surtem efeito. Mesmo com a isenção do ICMS, já concedido pelo Governo do RN, e do ISS que tem renovação prometida pela Prefeitura, o Seturn declarou em março que não retomará as linhas de ônibus suspensas na capital.

As 28 linhas retiradas representam 33,7% do total dos trajetos que existiam na cidade até o início de 2020. Os empresários alegam a redução de passageiros e aumento de custos.
Na última semana, propuseram que o município arque com 100% dos valores descontados da gratuidade dos idosos e paguem passagens inteiras no lugar da meia-passagem estudantil para que seja concedido passe livre a eles.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.