RN é o Estado do Nordeste com maior número de clubes de tiro em relação à população e lidera crescimento na região 
Natal, RN 20 de abr 2024

RN é o Estado do Nordeste com maior número de clubes de tiro em relação à população e lidera crescimento na região 

6 de maio de 2022
4min
RN é o Estado do Nordeste com maior número de clubes de tiro em relação à população e lidera crescimento na região 

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Rio Grande do Norte é o Estado do Nordeste que concentra o maior número de clubes de tiro em relação à população. Pelo dados do Exército, responsável pela concessão de licenças e fiscalização desses estabelecimentos, o Estado possui 36 clubes, o que representa 10,1 clubes de tiro para cada 1 milhão de habitantes - a maior proporção entre todos os estados do Nordeste e a 11ª maior do País.

Outro dado preocupante: de dezembro de 2020 a março de 2022, os estados do Nordeste ganharam 108 novas estruturas dessas, ou seja: 7 novos clubes de tiro foram abertos na região a cada mês, e a área com maior aumento é justamente a que agrega o Rio Grande do Norte.

Os dados foram conseguidos por dois veículos de comunicação diferentes através da LAI (Lei de Acesso à Informação) com o Exército. Os números que mostram a liderança do RN no Nordeste foram solicitados pelo site Poder 360º, e o do aumento no número de estruturas, pelos institutos Igarapé e Sou da Paz, a pedido do jornal O Globo. Mas a Agência Saiba Mais teve acesso com exclusividade à planilha do crescimento no número de clubes no Nordeste.

Os números mostram que entre dezembro de 2020, o Nordeste contava com 220 clubes de tiro registrados no Exército, em março passado, esse número saltou para 328. Nesse levantamento, não há dados por Estado, mas por região de cada comando do Exército. Portanto, esses números somam as estruturas de oito dos nove estados do Nordeste. Fica de fora o Maranhão, que está agregado a estados do Norte do País (Pará e Amapá). No levantamento publicado pelo Poder 360º - que não consta o crescimento, apenas o número de estrutura, o Maranhão tinha, em março de 2022, 14 clubes de tiro, ou seja, a segunda menor proporção do País.

Os registros sobre o crescimento do número de clubes de tiro no RN estão incluídos na 7ª região do Exército, junto com os estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Neste quatro estados, entre dezembro de 2020 e março de 2022 o número de clubes de tiro passou de 94 para 148, ou seja, um crescimento de 57% em 15 meses. É a área do Nordeste que mais cresceu.

Pelos dados conseguidos pela Ong Sou da Paz, a região que mais teve aumento nesse período é a que abrange Rio de Janeiro e Espírito Santo (+83,33%). Na sequência vem a do Distrito Federal, Tocantins, Goiás e Triângulo Mineiro (+64,04%); seguido de Minas Gerais (+61,83% - sem o Triângulo Mineiro); São Paulo (+59,46) e, em seguida, a área onde está o RN (+57,45%).

Os dados publicados pelo jornal O Globo mostram que em 2021, 457 novos clubes de tiro desportivo foram abertos em território nacional, mais de um por dia. Um aumento de 34% em relação ao ano anterior. E essa estatística tende a aumentar: nos três primeiros meses de 2022 foram criados 268, quase três por dia.

Dados crescimento na abertura de Clubes de Tiro por Estado

Dados: LAI junto ao Exército conseguido pelos institutos Igarapé e Sou da Paz

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.