TRANSPARÊNCIA

38 municípios do RN aplicaram doses da vacina AstraZeneca com prazo de validade vencido

Um levantamento feito pela Folha de S. Paulo revelou que cerca de 26 mil doses da vacina AstraZeneca que já estavam fora da validade foram aplicadas em 1.532 municípios no Brasil. No Rio Grande do Norte, 38 municípios aplicaram essas doses doses em mais de 220 pessoas.

O estado está entre aqueles que usou as menores quantidades do imunizante sem validade. A cidade potiguar que mais aplicou a vacina vencida foi João Câmara, seguida por Augusto Severo, Baia Formosa, Natal, Jardim de Piranhas e Janduís.

É possível conferir as cidades e os estabelecimentos que aplicaram doses vencidas:

O município que mais aplicou doses vencidas foi Maringá (PA), com 3.536. Depois aparecem Belém (PA), com 2.673, São Paulo (SP), com 996, Nilópolis (RJ), com 852, e Salvador (BA), com 824. As demais cidades aplicaram menos de 700 vacinas vencidas, sendo que a maioria não passou de dez doses.A Folha cruzou as duas bases —DataSUS e Sage— a partir do número do lote das vacinas. Foram consideradas todas as imunizações do país contra covid-19 até 19 de junho.

Os imunizantes expirados integram oito lotes da AstraZeneca: 4120Z001, com validade até 29 de março; 4120Z004, 13 de abril; 4120Z005, 14 de abril; CTMAV501, 30 de abril; CTMAV505 e CTMAV506, 31 de maio; e 4120Z025, 4 de junho.

Esses lotes foram distribuídos de janeiro a março pelo governo federal para todos os estados do país antes do vencimento. Elas somam quase 3,9 milhões de doses, das quais cerca de 140 mil não foram utilizadas dentro do prazo de validade. A Secretaria de Estado da Saúde Pública informou que em breve vai se pronunciar sobre o fato.

A reportagem alerta que o lote pode ser conferido na carteira individual de vacinação e quem tiver recebido vacina desses oito lotes após a data de validade deve procurar uma unidade de saúde para orientações e acompanhamento.

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. É como se a pessoa não tivesse se vacinado.

Além disso, outras 114 mil doses da vacina AstraZeneca que foram distribuídas a estados e municípios dentro do prazo de validade já expiraram, mas não está claro se foram descartadas ou se continuam sendo aplicadas.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Isabela Santos
Isabela Santos é jornalista e repórter da agência Saiba Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *