7 de Setembro: estudantes voltam às ruas em defesa da Educação e da Amazônia
Natal, RN 29 de mar 2024

7 de Setembro: estudantes voltam às ruas em defesa da Educação e da Amazônia

4 de setembro de 2019
7 de Setembro: estudantes voltam às ruas em defesa da Educação e da Amazônia

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Os estudantes brasileiros voltam às ruas no próximo sábado, 7 de Setembro, para protestar contra os ataques do governo Bolsonaro à educação pública, entre eles o corte de verbas para o setor, a ingerência na autonomia universitária e a tentativa de “privatização” das universidades e institutos federais por meio do programa “Future-se”.

“Voltamos do Congresso para os nossos estados e universidades com a tarefa de construir essa terceira grande mobilização, e foi de uma forma muito coletiva de estudantes e trabalhadores da educação e o conjunto das entidades educacionais.  Entendendo a importância to que está acontecendo no cenário nacional, além dos cortes, nesse meio tempo o governo anunciou o Future-se que vai de encontro a todo o nosso projeto de universidade, que abre brecha para a privatização e começamos a acelerar esse debate dentro das universidades”, destacou o diretor da UNE Natan Ferreira.

Os outros protestos deste ano se desdobraram em manifestações contra a reforma da Previdência e de apoio à greve geral dos trabalhadores. No sábado, os estudantes vão incorporar à pauta educacional a bandeira do meio ambiente e da defesa da Amazônia.

Ele conta que o próximo ato marcado para o dia 7 de setembro será mais amplo para que consiga contemplar o conjunto dos setores que vem sendo atacados.

”Será uma data muito oportuna para além de comemorar a independência do Brasil ir para as ruas também para falar da importância da nossa educação, na soberania nacional, da Floresta Amazônica que vem sendo colocada à venda”.

Esta é a quarta manifestação contra as políticas do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e seu ministro da Educação, Abrahan Weintraub, para o setor. As anteriores, em 15 de maio30 de maio e 13 de agosto, levaram milhões de pessoas às ruas de todo o país.

Segundo a União Nacional dos Estudantes (UNE), já estão definidos os locais dos atos em 19 Estados, sendo 11 capitais.

Confira o mapa interativo com as informações por cidade:

*Informações: UNE e Brasil de Fato

**Edição: agência Saiba Mais

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.