90% dos apenados diagnosticados com a Covid-19 no RN já estão curados, informa Seap
Natal, RN 28 de mar 2024

90% dos apenados diagnosticados com a Covid-19 no RN já estão curados, informa Seap

31 de julho de 2020
90% dos apenados diagnosticados com a Covid-19 no RN já estão curados, informa Seap

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A secretaria de Estado da Administração Penitenciária afirmou nesta sexta-feira (31) que 90% dos detentos diagnosticados com a Covid-19 no sistema prisional do Rio Grande do Norte testaram negativo para o novo Coronavírus. Informações atualizadas pela Seap apontam que apenas 11 apenados seguem com a doença. O cumprimento dos protocolo sanitários é o principal motivo para a queda nos números, segundo o órgão do Governo.

No mais recente boletim divulgado em 29 de julho pelo Conselho Nacional de Justiça com casos confirmados no país, o Rio Grande do Norte apareceu em terceiro lugar entre os estados do Nordeste, com 262 internos que foram infectados, atrás apenas de Pernambuco, que apresentou 1.151 e Ceará com 529 casos.

O sistema carcerário do RN possui ainda 55 casos suspeitos, sendo 297 acumulados e nenhum caso de óbito. Quanto aos servidores, são 179 profissionais infectados desde o início da pandemia e apenas cinco em tratamento. Em relação aos suspeitos, 14 casos e 605 acumulados. Também não registrou óbitos nesse grupo. As informações constam no último boletim epidemiológico publicado pela Seap.

Em nota, o secretário da Seap Pedro Florêncio Filho informou que a secretaria tomou medidas necessárias para evitar a proliferação do vírus entre os detentos. Entre as medidas, está o isolamento das unidades desde o dia 13 de março, sem visitas de familiares e pessoas externas.

“A Seap tomou todos os cuidados para isolar casos suspeitos, isolar grupos de risco e retirar do sistema os presos que se enquadram na Recomendação 062 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”, afirmou o secretário.

Apesar do registro de queda, Pedro Florêncio informou que a secretaria manterá o cumprimento de todos os protocolos. Para ele, a medida é fundamental para o controle da infecção entre internos, e até em servidores:

“Os presídios são desinfectados diariamente com alvejantes e saneantes; policiais penais, internos e usuários utilizam equipamentos de proteção individual e tem álcool em gel à disposição; o horário do banho de sol dos apenados foi prolongado; colchões são expostos diariamente ao sol; além da instalação de pias em ambientes de uso comum. Os novos internos passam por exames das unidades de saúde e ficam em quarentena. Todos os cuidados foram adotados seguindo os protocolos elaborados pelo Comitê criado para o combate ao novo coronavírus”, esclareceu.

Outro dado informado pela Seap é referente à penitenciária estadual de Alcaçuz, que possui 1.700 internos. A maior unidade prisional do estado não registrou casos de infecção entre os detentos. Para a Seap, isso ocorreu devido ao cumprimento das medidas, influenciando em outras unidades, como na Penitenciária João Chaves Masculino e Feminino, a Cadeia Pública de Natal, o Centro de Detenção Provisória de Apodi, a Cadeia de Nova Cruz, o Complexo Regional de Pau dos Ferros e a Unidade Psiquiátrica de Custódia e Tratamento.

O sistema carcerário norte-rio-grandense possui, atualmente, 10 mil internos.

Seap registrou queda nos dados epidemiológicos do estado
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.