A Invenção do Nordeste abre programação do festival da Casa da Ribeira
Natal, RN 29 de mar 2024

A Invenção do Nordeste abre programação do festival da Casa da Ribeira

26 de dezembro de 2019

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Festival de Artes Cênicas da Casa da Ribeira (FICA Natal) começa nesta quinta-feira (26) com mais uma apresentação em solo potiguar da peça A Invenção do Nordeste, do Grupo Carmin. Na sexta (27), o destaque será o bate-papo "Censura Nunca", com os grupos que sofreram cerceamento da liberdade artística durante o ano. A programação segue até o domingo (29) reunindo sete grupos teatrais com apresentações culturais, espetáculos, peças de teatro, oficinas e bate-papos com artistas e convidados. Os interessados podem adquirir ingressos por meio do site da Sympla.

“Ano passado morri, mas esse ano não morro”. É com esse lema que a Casa da Ribeira pretende resgatar o polo da zona Leste como um espaço para atrações teatrais, artísticas e culturais que foram esquecidas nos roteiros natalinos da cidade. O festival acontece entre as datas do Natal e Ano Novo, período de intenso fluxo turístico em Natal, mas com poucas atrações no âmbito das artes cênicas.

A intenção é trazer para a cena teatral potiguar uma programação de final de ano que não foi contemplada por outros projetos natalinos, como o Natal em Natal, e para ser uma alternativa aos moradores e turistas da cidade que querem diversificar os roteiros de férias com mais atrações culturais.

“Desde o fim da edição do ano passado, tentamos captar recursos via leis de incentivo e editais abertos local e nacionalmente. Infelizmente não conseguimos. Íamos passar esse ano de 2019 sem fazer o festival, como aconteceu com vários festivais brasileiros”, conta Henrique Fontes, diretor da Casa da Ribeira.

A programação foi construída em torno de um tema que evoca não somente a resistência dos artistas frente à perseguição e à censura vivida neste ano de 2019, mas, sobretudo, como uma reação com um projeto que visa conquistar espaços ao trazer a população ao mundo do teatro e à luta pela existência e permanência desses grupos.

Entre os principais destaques desta nova edição está a apresentação de peças premiadas e consagradas com reconhecimentos nacionais, como “A Invenção do Nordeste”, do Grupo Carmin nesta quinta (26); “Mulher Monstro”, da S.E.M. Cia. de Teatro, no sábado (28); e “Abrazo”, do Clowns de Shakespeare, no domingo (29).

A programação conta ainda com rodas de conversas e discussão com grupos que sofreram censura em seus trabalhos e sobre a resistência dos artistas da classe do teatro que estão na ativa há mais de 10 anos.

Sobre

O FICA Natal é um projeto que existe desde 2013, mas que somente conseguiu ser realizado pela primeira vez em 2018. Este ano, o tema “Ano passado morri, mas esse ano não morro” tira os ‘eus” da famosa letra escrita por Belchior para agregar a luta coletiva pela sobrevivência dos grupos de teatro frente a tantos ataques de censura.

Num projeto de coragem para mostrar a força do teatro e a vontade de seguir firme mesmo após ameaças, o FICA reunirá os grupos Carmin; Facetas, Mutretas e Outras Histórias; Estandarte de Teatro; Interferências de Teatro; S.E.M. Companhia de Teatro; Clowns de Shakespeare; e Observatório CIA Teatral.

Para Dudu Galvão, do Clowns do Shakespeare, reunir tantos grupos de teatro ao arriscar um projeto sem financiamento nem patrocínio é um suspiro após um ano tão sacudido por censura e cerceamento da liberdade artística no país.

“Praticamente todos os grupos de teatro da cidade estão nesse evento, então isso simboliza uma luta muito forte de resistência: no final do ano, a gente encerrando os trabalhos juntos, dizendo que não vamos morrer, é mostrar nossa resiliência durante toda a trajetória que foi 2019”, comenta:

"Por mais que a gente saiba que existe uma dificuldade grande de se sobreviver no teatro e na arte no geral, não vai existir ditadura que vai acabar com essa nossa luta”, defende Dudu Galvão.

De acordo com Fernanda Cunha, do coletivo Teatro das Cabras, o FICA é uma oportunidade de fazer o público reconhecer o gosto pelo teatro e valorizar mais as iniciativas culturais, especialmente nos tempos atuais, marcado por ataques e censura à arte.

“Um projeto como esse é importante porque ele dá visibilidade ao grupos. Nós precisamos divulgar e criar esses tipos de programações porque as pessoas não vem ao teatro porque elas não sabem o que está acontecendo; e elas precisam ter contato com o teatro para que saibam que gostam de teatro”, defende.

Com o projeto, o espaço espera conseguir fazer valer os esforços de reunir seis grupos de teatros de Natal e um de Brasília com uma programação de final de ano na adesão da população natalense por meio da bilheteria. “O grande patrocinador do FICA NATAL 2019 é o público”, destaca Henrique.

Confira a programação completa:

"Ano passado morri, mas esse ano não morro”

26/12 – QUINTA-FEIRA

  • A Invenção do Nordeste – Grupo Carmin

Sinopse: Um diretor é encarregado de durante 7 semanas preparar dois atores nordestinos para o teste final de um personagem nordestino. Peça mais premiada do Brasil em 2019. Venceu, entre outros, prêmio Shell de dramaturgia e Cesgranrio de melhor espetáculo.

Local: Casa da Ribeira

Horário: 19h

Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira

27/12 – SEXTA-FEIRA

  • Papo-Fica: “Censura Nunca”

Bate-papo com grupos que sofreram perseguição e censura no Brasil de 2019

Local: Casa da Ribeira

Horário: 15h às 17h

Entrada Gratuita

  • A ida ao Teatro – Grupo Facetas, Mutretas e Outras Histórias

Sinopse: Uma divertida e ácida comédia de Karl Valentim sobre a ida de um casal ao teatro, antes mesmo de saírem de casa. Peça marca a trajetória de 20 anos do Grupo Facetas.

Local: Casa da Ribeira

Horário: 19h

Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira

  • Mulheres Invisíveis – Grupo Estandarte de Teatro

Sinopse: Baseada no fato real de Feminicídio ocorrido na cidade de Itajá, RN, onde 5 mulheres foram mortas dentro de casa e pouco se falou sobre isso pelo fato de alegarem que eram prostitutas. Texto de César Ferrário e direção de Lenilton Teixeira.

Local: Casa da Ribeira

Horário: 20h30

Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira

28/12 – SÁBADO

  • Papo-Fica: Grupos que continuam Bate-papo com grupos que continuam atuando há mais de 10 anos.

Local: Casa da Ribeira

Horário: 15h às 17h

Entrada Gratuita

  • Provisório – Grupo Interferências de Teatro

Local: Casa da Ribeira

Horário: 19h

Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira

  • A Mulher Monstro – S.E.M. Companhia de Teatro

Sinopse: Com críticas ao bolsonarismo, a peça aborda uma burguesa, falsa evangélica, que, enjaulada na própria visão intolerante da sociedade, expõe falas reais da internet e de figuras públicas.

Local: Casa da Ribeira

Horário: 20h30

Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira

  • Festa: Ano Passado morri, mas esse ano não morro

Atrações: Yayá (discotecagem com Pedro Fiuza e Victor Bezerra); Dudu Galvão e banda e Grupo Samba Vai.

Local: Casa da Ribeira

Horário: 21h30 até …

29/12 – DOMINGO

  • Abrazo – Clowns de Shakespeare

Sinopse: Abrazo conta a história de um menino que vive em um país onde não é permitido às pessoas se abraçarem ou demonstrarem qualquer afeto. Nesse contexto, personagens atravessam um quadrado contando histórias de encontros, despedidas, opressão, exílio e também afeto e liberdade.

Local: Casa da Ribeira

Horário: 16h

Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira

  • A Terra é plana! E agora? – Observatório CIA Teatral

Sinopse: O rabugento palhaço Doutor Terremoto dá um seminário sobre terraplanismo a mando do governo.

Local: Casa da Ribeira

Horário: 19h

Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.