“A Invenção do Nordeste” concorre ao prêmio Shell de Teatro  
Natal, RN 23 de abr 2024

“A Invenção do Nordeste” concorre ao prêmio Shell de Teatro  

20 de dezembro de 2018
“A Invenção do Nordeste” concorre ao prêmio Shell de Teatro   

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O espetáculo “A Invenção do Nordeste”, do grupo potiguar Carmim e dirigido por Quitéria Kelly, concorre a duas indicações no prêmio Shell de Teatro 2018, a mais tradicional e importante premiação do teatro brasileiro.

A peça disputa nas categorias “autoria”, com Henrique Fontes e Pablo Capistrano, e “direção”, com Quitéria Kelly. O espetáculo é inspirado no livro “A Invenção do Nordeste e outras Artes”, do historiador Durval Muniz de Albuquerque Jr., colunista da agência Saiba Mais.

Em novembro, “A Invenção do Nordeste” foi escolhido como o melhor espetáculo de 2018 no prêmio Cenym de Teatro, concedido pela Academia de Artes no Teatro do Brasil, e também concorre a outros dois prêmios: o Cesgranrio de Teatro, com melhor cenografia (Mathieu Duvignaud) e melhor adaptação (Pablo Capistrano e Henrique Fontes); e o prêmio do Humor, idealizado pelo ator Fábio Porchat. Nesta premiação, das cinco categorias, o espetáculo concorre em quatro: melhor texto (Henrique Fontes e Pablo Capistrano), melhor direção (Quitéria Kelly), melhor peça (A Invenção do Nordeste) e melhor performance (Mateus Cardoso).

Pelas redes sociais, a atriz e diretora do espetáculo Quitéria Kelly comemorou as indicações e falou da importância de concorrer ao prêmio Shell de teatro, lembrando que a peça é dirigida por uma mulher:

- Pra mim é de fundamental importância essa indicação. Primeiro para que as pessoas/jornalistas entendam que é uma MULHER quem dirige esse espetáculo e parem de creditar aos homens do grupo a direção da peça. E segundi porque é minha primeira direção, iniciei esse trabalho completamente desacreditada, por mim mesma aliás, e essa indicação me dá um fôlego novo.  

O espetáculo

A Invenção do Nordeste é o quarto espetáculo autoral do grupo Carmim. Motivada por uma série de reações xenófobas contra nordestinos durante as eleições presidenciais de 2014, a atriz Quitéria Kelly se debruçou sobre a obra do historiador Durval Muniz de Albuquerque Jr, autor do livro “A Invenção do Nordeste e outras Artes”.

Aos demais integrantes do grupo Carmim, ela contou sobre o desejo de criar uma peça que contribuísse para a desconstrução da imagem estereotipada do Nordeste e dos nordestinos. E decidiu assinar, pela primeira vez, a direção de um espetáculo.

O processo de pesquisa durou dois anos, quando os dramaturgos Pablo Capistrano e Henrique Fontes escreveram uma auto-ficção onde um diretor é contratado por uma grande produtora para preparar dois atores norte-riograndenses, que disputam o papel de um personagem nordestino. Durante o tempo da preparação, a identidade nordestina entra em cheque.

A peça “A Invenção do Nordeste” propõe desenhar a trajetória hilária e por vezes conflitante da história recente do estabelecimento da região nordeste. Essa unidade sociopolítica e cultural com todas as suas individualidades e também todos os estereótipos alimentados por décadas pela literatura, cinema, música e artes visuais brasileiras

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.