A partir de 2021, Natal terá semana de combate à desinformação
Natal, RN 24 de abr 2024

A partir de 2021, Natal terá semana de combate à desinformação

26 de novembro de 2020
A partir de 2021, Natal terá semana de combate à desinformação

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

De acordo com pesquisa realizada pela Kaspersky, 62% dos brasileiros não reconhecem uma notícia falsa. Segundo entidades que monitoram essas informações, isso ocorre porque, quando bem trabalhadas, as ‘fake news’ tendem a confundir os usuários das redes sociais. Em busca de conscientizar as pessoas sobre a importância de checar informações antes de repassá-las, a partir de 2021, toda última semana de abril será dedicada a campanha municipal sobre esse repasse de informações inverídicas. A novidade foi aprovada nesta segunda-feira, 23, a partir de projeto da vereadora Júlia Arruda, do PCdoB. 

A Lei nº 7.092/20 institui no calendário oficial da cidade a Semana Municipal de Enfrentamento e Combate à Disseminação de Informações Falsas em data alusiva a aprovação do Marco Civil da Internet no Brasil, de 2014. Um outro estudo realizado pelo laboratório de segurança digital da PSafe, o dfndr br, aponta que 55% dos brasileiros já repassaram conteúdo desse tipo. Por isso, segundo a vereadora, a campanha tem caráter pedagógico e visa alertar as pessoas sobre a importância de checar informações, verificar a fonte e não repassar conteúdo que possa causar danos a terceiros sem confirmar a veracidade do que está sendo dito.

“O que antes era um simples boato, hoje, com a massificação das redes sociais, é algo que tem grandes consequências para as pessoas que estão diretamente envolvidas”, argumenta Duarte.

A vereadora acredita que o primeiro passo no enfrentamento a disseminação de informações falsas é a conscientização das pessoas sobre as consequências disso. Para Arruda, a campanha anual também será um passo importante para barrar possíveis discursos de ódio que são verificados nesses conteúdos. “Acredito que Natal agora dá um passo importante na construção de uma cultura de responsabilidade digital”, destacou. O projeto foi sancionado pelo prefeito Álvaro Dias (PSDB) e publicado no Diário Oficial ainda na segunda-feira.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.