CULTURA

A pauta é humor: Cellina Muniz reúne em livro textos sobre humor publicados na agencia Saiba Mais

Cellina Muniz faz rir e ainda explica o motivo de tanta graça. Uma das principais referencias da pesquisa sobre humor no Rio Grande do Norte, a escritora lança no próximo sábado (27) o livro “A pauta é humor”, uma seleção de 18 textos, entre artigos e crônicas, publicadas nos últimos três anos na seção Opinião da agência Saiba Mais.

O lançamento acontece a partir das 9h, na sede do Sebo Vermelho (av. Rio Branco, 705, Cidade Alta, Natal-RN).

O livro custa R$30 e pode também ser adquirido pelo site www.sebovermelho.com.br

O interesse da escritora e pesquisadora pelo tema começa já na faculdade. O que começou como curiosidade virou paixão:

– Meu interesse pelo humor começou quando eu fazia doutorado em Educação lá em Fortaleza, em 2006. Eu pesquisava sobre fanzines e revistas alternativas na cidade e percebi que o humor era um traço bem constante. Aí fui estudando e estudando o assunto e acabei me apaixonando pelo tema”, disse.

A obra é uma parceria inédita entre o Sebo Vermelho, a Saiba Mais e a própria autora. A editora do Sebo Vermelho, comandada por Abimael Silva, já editou outras obras da autora, como “Na tal cidade do Humor”, de 2013, e “Notícias da Jerimunlândia: a imprensa de humor em Natal na Belle Époque”, de 2017.

Os textos abordam as pesquisas de Muniz sobre diferentes manifestações humorísticas enquanto práticas discursivas.

– São textos que tratam, por exemplo, de memes sobre a pandemia, de propagandas eleitorais de candidatos políticos, de charges censuradas… Destaque para a crônica que homenageia o centenário de Veríssimo de Melo, que se dedicou ao humor em muitas de suas obras”, destaca.

Embora a abordagem de Cellina tenha todo um embasamento teórico, os textos são narrados em tom leve e descontraído, sem o peso da linguagem acadêmica.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo