A voz do mundo é a do GPS
Natal, RN 18 de abr 2024

A voz do mundo é a do GPS

12 de junho de 2018
A voz do mundo é a do GPS

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Cheguei a essa terrível conclusão: somos todos comandados por aquela voz pausada em tons de cinza que, apesar de sexual (ou até por isso, já que fode com a gente, como veremos a seguir), nos leva a caminhos desnecessários e nunca dantes navegados, por vezes com orientações que jamais conseguiremos entender ao certo (o que dirá seguir?), determinando, numa frase que me dá náuseas: siga na direção noroeste.

Onde porra é o noroeste, moça? - é o que gostaria de perguntar.

Só que ela não ouve. Apenas fala.

Como se eu andasse, acaso, com bússola...

Mas a verdade é que ela fixa uma nova desordem mundial, que começa a desintegrar, aos poucos, a capacidade do ser humano de confiar nos seus instintos de direção, ou mesmo de perguntar ao amigo do posto de gasolina que caminho seguir, minando, ainda, qualquer habilidade de observação. Sequer olhamos o caminho, ou o destino, mas ouvimos a moça do GPS.

O último Uber que peguei foi mais uma prova disso. Deu duas voltas no quarteirão sem perceber que estava sendo enganado pela tal voz que penetrou no cérebro dele até torná-lo zumbi, sem o menor senso ou qualquer opinião própria de "onde estou" e "para onde vou"...

Precisei cortar aquela hipnose em que o rapaz estava, tal era o envolvimento dele com a moça, pra acordá-lo com uma pergunta: amigo, essa não é a segunda vez que passamos nessa mesma padaria?

- Ah, desculpe! Se a senhora não tivesse falado, não teria percebido. - tão absorto estava nos delírios GPSianos...

Sorte a minha que não estava no whatsapp, aquele outro devorador de mentes que também nos trouxe a LER precoce.

Só espero que não criem aplicativo algum para a política. Ou o cenário em que vivemos pode se transformar em uma realidade fantástica ainda mais preocupante... pelo menos para aqueles que ainda conseguem pensar...

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.