Abandonado, casarão histórico que abrigou antiga boate Arpege desaba pela terceira vez na Ribeira
Natal, RN 26 de abr 2024

Abandonado, casarão histórico que abrigou antiga boate Arpege desaba pela terceira vez na Ribeira

21 de junho de 2020
Abandonado, casarão histórico que abrigou antiga boate Arpege desaba pela terceira vez na Ribeira

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O casarão histórico onde funcionou a antiga boate Arpege desabou na madrugada deste domingo (21), no bairro da Ribeira, em Natal (RN). Esse é o terceiro desabamento da estrutura nos últimos 12 anos. Abandonado, o prédio foi construído na década 1940 por uma família de alemães e já estava em ruínas.

O imóvel está localizado no nº 161 da rua Chile numa área que pertence a União.

Em 2008, parte da estrutura desmoronou em razão de fortes chuvas na região. O Corpo de Bombeiros chegou a interditar o local. O imóvel foi tombado em 2010 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Iphan). No ano seguinte, no entanto, um novo desabamento foi registrado após um galpão vizinho desmoronar.

A agência Saiba Mais tentou contato com a assessoria técnica do Iphan neste domingo e foi informada que maiores esclarecimentos serão repassados nesta segunda-feira (22). A reportagem também procurou a secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que também afirmou que, em razão do final de semana, só poderia fornecer mais detalhes amanhã.

ATUALIZAÇÃO 19h25: Em nota, Iphan afirma que fará vistoria no local nesta segunda-feira (22)

No desabamento desta madrugada, o terceiro andar do prédio desmoronou (foto: cedida)

A reportagem apurou que o imóvel é objeto de ação da Secretaria do Patrimônio da União em virtude da inadimplência com IPTU.

A proprietária do prédio é a empresaria carioca Paula Homburguer. Segundo reportagem publicada pelo jornal Tribuna do Norte em 2014, ela comprou o casarão por R$ 110 mil em 2005 acreditando no projeto de revitalização do bairro da Ribeira anunciado, à época, pela prefeitura de Natal. A revitalização nunca saiu do papel.

Antes de abrigar uma boate que também funcionava como cabaré, o prédio foi sede do armazém “Secos & Molhados” e, posteriormente, de uma gráfica instalada no térreo pelo empresário Nestor Galhardo. O nome oficial do prédio é edifício Galhardo por conta do antigo proprietário.

O casarão tem uma importância histórica e serviu como cenário para dois filmes do cinema nacional: “For All- Trampolim da Vitória” (1998), de Luiz Carlos Lacerda, e “O Homem que Desafiou o Diabo” (2007), de Moacyr Goes, inspirado no romance As pelejas de Ojuara, do escritor potiguar Ney Leandro de Castro.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.