+ Notícias

Abrigo 24 horas para população de rua de Natal apresenta casos de covid-19

O único abrigo 24 horas para população em situação de rua em Natal apresentou casos confirmados de covid-19 tanto entre funcionários, quanto entre usuários que frequentam o espaço, segundo Vanilson Torres, do Movimento Nacional População em Situação de Rua no RN (MNPR/RN). O local é mantido pela Prefeitura de Natal e, de acordo com Vanilson, uma das pessoas com suspeita de covid não conseguiu fazer o teste.

Dentre os dois usuários do abrigo diagnosticados com o novo coronavírus, um ficou em isolamento no Centro de Convivência, no bairro de Santos Reis, e o outro foi para a casa de familiares. Já entre a equipe técnica que trabalha no local, três profissionais tiveram o diagnóstico confirmado da doença e outros seis foram afastados por suspeita de covid-19. Há uma estimativa de que 49 pessoas passem pelo abrigo todos os dias. A unidade conta com 55 profissionais.

“Isso, nos preocupa muito enquanto MNPR, pois sabemos que é um espaço coletivo, e como já são 3 casos confirmados de Covid-19, tememos que outras pessoas dentro do Abrigo 24h possam ter sido infectadas. Segundo a SEMTAS (Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social) as pessoas diagnosticadas com a Covid-19 estão isoladas no Centro de Convivência em Santos Reis, é importante que haja um acompanhamento e monitoramento da saúde para essas pessoas, tanto no abrigo24h, no centro pop e no centro de Convivência Santos Reis. Também seria importante que abrissem novamente os abrigos temporários, tendo em vista que o abrigo 24h só tem vaga para 50 pessoas”, explica Vanilson Torres.

O Movimento Nacional População em Situação de Rua entrou em contato com a Defensoria Pública para acompanhar o caso. A equipe da agência Saiba Mais procurou a Prefeitura de Natal para saber mais detalhes sobre o número de casos e providências adotadas em relação ao Abrigo 24 horas, mas não obtivemos resposta até a publicação desta matéria.

ATUALIZAÇÃO: No início da tarde desta segunda (01), mais sete usuários do Abrigo 24 horas de Natal testaram positivo para o novo coronavírus. Outras 40 pessoas que frequentam o local também foram testadas e o resultado está programado para sair ainda hoje.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *