DEMOCRACIA

Agência Saiba Mais e mais 19 instituições e personalidades recebem comenda Mery Medeiros de Direitos Humanos

A Agência Saiba Mais recebeu ao lado de mais 19 instituições e personalidades do Rio Grande do Norte a comenda Mery Medeiros, em homenagem aos defensores dos Direitos Humanos no Estado. O prêmio foi entregue nesta sexta-feira (10) em evento promovido pela secretaria das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh).

A Comenda Mery Medeiros foi entregue a 20 personalidades e instituições com destaque na defesa dos direitos humanos, em áreas como do direito à memória e à verdade, educação e comunicação em direitos humanos, garantia dos direitos da população LGBTI+, da criança e do adolescente, da pessoa idosa ou com deficiência, da autonomia das mulheres e pessoas em situação de rua, prevenção e combate à tortura, segurança pública, garantia dos direitos à saúde, no campo e sociais.

A Agência Saiba Mais foi representada pela jornalista, pesquisadora e ativista Jana Sá, convidada como palestrante de debate sobre o tema central do evento ao lado da advogada Marilda Almeida.

– Em um país com expressivo quadro de desigualdade social, reafirmar a defesa dos Direitos Humanos na data de hoje é fundamental. Pra mim é um orgulho integrar a equipe desse veículo de mídia livre e independente, a agência Saiba Mais, que é reconhecido pelo trabalho pautado na defesa e promoção dos Direitos Humanos, recebendo a comenda Mery Medeiros na categoria Comunicação e Direitos Humanos”, afirmou.

Mery Medeiros da Silva, o ativista que dá nome à Comenda, era escritor, militante comunista, ex-dirigente sindical, ativista dos Direitos Humanos e defensor da democracia e das liberdades. Ele morreu dia 8 de julho de 2020 aos 77 anos de idade e era um dos últimos remanescentes das Ligas Camponesas no Rio Grande do Norte.

Promovido em parceria com Conselho Estadual dos Direitos Humanos e Cidadania (Coedhuci), o evento teve objetivo de dar visibilidade às ações de defesa, promoção e acesso à cidadania e à justiça, estimulando o debate e a construção de políticas públicas de combate às violações. “

“Enquanto o Governo Federal enterrava os conselhos, desmobilizava as estruturas de consulta e de controle social, nós resgatamos paulatinamente todos os conselhos vinculados à nossa Semjidh”, lembrou o vice-governador Antenor Roberto.

Comenda Mery Medeiros foi entregue a 20 personalidades e instituições do Estado

Além de órgãos colegiados, conselhos e comitês, participaram da solenidade representantes das secretarias de Estado, do Poder Público, entidades, instituições de ensino e da imprensa, parlamentares, ativistas e profissionais que atuam promovendo acesso à justiça e à cidadania. “Foi um momento de prestar contas, trocar experiências, refletir, aprender, somar esforços mas, sobretudo, reafirmar o compromisso inegociável com a dignidade da pessoa humana. É sobre viver, e viver plenamente!”, conclamou a secretária da Semjidh, vereadora Júlia Arruda.

Durante a solenidade, o Governo do Estado também apresentou a minuta do projeto que cria o Sistema Estadual de Prevenção e Combate à Tortura.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo