Agremiações de Institutos Federais no RN se manifestam contra volta às aulas presenciais sem vacina
Natal, RN 29 de mar 2024

Agremiações de Institutos Federais no RN se manifestam contra volta às aulas presenciais sem vacina

13 de maio de 2021
Agremiações de Institutos Federais no RN se manifestam contra volta às aulas presenciais sem vacina

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Depois que estudantes do ensino médio das agremiações das escolas particulares de Natal fizeram um ato no último 7 de maio, pedindo o retorno às aulas presenciais, a rede de grêmios que faz parte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) decidiu se manifestar publicamente contra o retorno às aulas presenciais sem vacina.

Os estudantes escreveram uma carta direcionada a gestores e à sociedade potiguar alertando para os riscos dessa retomada e lembrou que, mesmo depois de mais de um ano de pandemia, o Governo Federal continua adotando práticas que vão no sentido contrário ao que tem sido feito em todo o mundo para conter a pandemia do novo coronavírus. As aulas foram suspensas nos IFRN’s em 17 de março de 2020.

No documento emitido pelas agremiações, os estudantes chamam as autoridades políticas à responsabilidade e exigem uma política de assistência estudantil aos alunos das redes estadual e municipal de ensino, semelhante àquela realizada pelo IFRN, para garantir o acesso dos alunos às aulas virtuais:

Ressaltamos, por fim, que os tempos de pandemia impõem uma reponsabilidade extra sob as lideranças políticas e, sendo assim, acreditamos imprescindível uma reavaliação do papel estatal no ERE da rede pública (estadual e municipal), já que o pleno acesso à educação é utópico na vida de milhares. Desse modo, requeremos um planejamento de políticas de assistência estudantil nos seguintes eixos: conectividade, acesso às TICs e capacitação dos profissionais da educação, assim como feito pelo IFRN.”

Na carta, que é assinada pela presidente da rede de grêmios do IFRN, Karydja Kethury da Silva França, os estudantes lembram que é obrigação do Estado brasileiro garantir a vacina e uma volta segura às aulas presenciais:

“... é dever do Estado garantir não só a vacinação em massa, a despeito da politicagem do Governo Federal, para promover o retorno presencial, mas também assegurar o direito à educação no ERE, prover segurança sanitária nas escolas durante o retorno gradual, quando possível, e um trajeto seguro até elas, tendo em consideração as rotineiras aglomerações no transporte público”, traz um trecho do documento.

Até esta quinta (13), foram registrados no Rio Grande do Norte um total de 240.269 casos confirmados e 5.771 mortes por covid-19, sendo que 17 ocorreram nas últimas 24 horas, nas cidades de Natal (2), Mossoró (4), Jardim do Seridó (1), Felipe Guerra (1), Tenente Ananias (1), Apodi (1), Jucurutu (1), Caraúbas (2), Caicó (1), Frutuoso Gomes (1), Parnamirim (1) e Carnaubais (1). A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), ainda investiga outros 72.026 casos e 1.176 mortes suspeitas de covid-19.

Confira a carta na íntegra clicando AQUI.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.