TRANSPARÊNCIA

Álvaro Dias suspende gratuidade de idosos e meia-passagem para estudantes em horários de pico no transporte público

O prefeito de Natal Álvaro Dias (PSDB) escolheu os culpados pelas aglomerações no transporte público da capital: os idosos e os estudantes.

De acordo com o decreto municipal publicado sábado (6) no Diário Oficial, a partir desta segunda-feira (8), nos horários de pico, idosos não terão mais gratuidade e os estudantes também não terão direito à meia-passagem.

A medida vale para os períodos entre 6h e 8h; e 17h e 19h.

A medida que ataca direitos sociais foi uma concessão do prefeito de Natal aos empresários de ônibus.

Na prática, idosos, estudantes e uma parcela dos trabalhadores usuários com direito à meia-passagem que precisarem de transporte público nesses horários pagarão o dobro do que costumam pagar.

Durante a semana, o consultor do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Natal Nilson Queiroga disse em entrevista a uma TV local que a prefeitura ainda não havia cumprido a promessa garantida aos empresários de reduzir em 50% o ISS, imposto sobre serviço cobrado das empresas pelo município.

Os estudantes prometem reagir durante a semana. A coordenadora-geral do DCE da UFRN Letícia Correa (Catu) classificou o decreto como “palhaçada” e “golpe muito grave” contra a classe trabalhadora:

– Os estagiários da UFRN têm que trabalhar presencialmente e precisam pegar ônibus nesses horários, ou seja, Álvaro Dias dobrou o valor da passagem para essas pessoas. E tem muitos trabalhadores que também têm direito à meia-passagem. É um golpe muito grave. Na nossa cabeça não faz sentido, tendo em vista que a caixa-preta do Seturn ainda não foi aberta”, afirmou.

Uma das alternativas, segundo a estudante, seria a ampliação da frota de ônibus, o que já foi descartado pelos empresários e pela própria prefeitura.

“Vamos organizar os estudantes da universidade e protestar contra mais essa tentativa de prejudicar a população”, disse.

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Rafael Duarte
Jornalista e autor da biografia "O homem da Feiticeira: A história de Carlos Alexandre"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *