Anúncio de Joaquim Levy expõe erro de Dilma e incoerência de Bolsonaro
Natal, RN 19 de abr 2024

Anúncio de Joaquim Levy expõe erro de Dilma e incoerência de Bolsonaro

12 de novembro de 2018
Anúncio de Joaquim Levy expõe erro de Dilma e incoerência de Bolsonaro

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

É possível medir o quão ruim foi o governo Dilma pelo anúncio de Joaquim Levy como futuro presidente do BNDES, principal banco público de fomento do país.

Dilma Rousseff bancou Joaquim Levy no Ministério da Fazenda contra tudo e contra toda a esquerda para fazer um sinal ao mercado e tentar acalmar os ânimos no início do 2º mandato.

Deu no que deu.

Joaquim Levy ficou conhecido como o ministro do ajuste fiscal, ganhou o apelido de “mãos de tesoura” e fracassou na missão.

Em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (12), Bolsonaro afirmou que não falou nem conhece seu futuro auxiliar e deu a entender que quem está bancando Levy no BNDES é o futuro ministro da Economia Paulo Guedes.

Joaquim Levy é um liberal, como Paulo Guedes, embora tenha mais noção de governança pública que o Posto Ipiranga de Bolsonaro. Os dois são engenheiros navais com doutorado pela Universidade de Chicago, mais importante centro do pensamento liberal em economia.

Guedes quer Levy para ampliar a interação do BNDES com os organismos com o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Segundo analistas políticos em Brasília, dessa forma ele ficaria livre para tocar o projeto de privatizações.

Além de ter auxiliado Dilma Rousseff, o ex-ministro da Fazenda também teve uma passagem pelo governo de Sérgio Cabral (MDB), no Rio de Janeiro.

A verdade é que faz muito mais sentido Joaquim Levy no governo Bolsonaro do que como auxiliar de Dilma.

Embora o convite pareça incoerente vindo do dono do bordão “tem que mudar isso daí”.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.