Anvisa autoriza RN a importar 71 mil doses da Sputinik V
Natal, RN 28 de mar 2024

Anvisa autoriza RN a importar 71 mil doses da Sputinik V

16 de junho de 2021
Anvisa autoriza RN a importar 71 mil doses da Sputinik V

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, na noite deste terça (15), a importação de 71 mil doses da vacina russa, Sputinik V, pelo Rio Grande do Norte. Além do estado, o Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá, Paraíba e Goiás, também tiveram autorização para a compra. Ao todo, serão 592 mil doses liberadas para importação dos sete estados.

Ainda no início deste mês, os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Sergipe, já tinham tido autorização para importar 928 mil doses da Sputinik V. Para liberar a importação, a Anvisa estabeleceu alguns critérios como: restringir a aplicação da vacina a adultos saudáveis; os lotes importados só podem ser usados com liberação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fiocruz; envio de relatórios periódicos sobre a relação risco/benefício da vacina; a Anvisa poderá suspender a importação e uso da vacina a qualquer momento; a vacina deverá ser aplicada apenas em situações controladas de estudo acordadas com a Anvisa e as pessoas devem ser avisadas de que a vacina não tem avaliação da Anvisa, quanto à eficácia e segurança.

Para garantir a imunização, a fabricante define que são necessárias duas aplicações, com a segunda dose devendo ser aplicada 21 dias após a primeira. A autorização da Anvisa limita a vacinação à pessoas que tenham idade maior ou igual a 18 anos e menor do que 60. A Sputinik V não poderá ser aplicada em gestantes, puérperas (mãe de recém-nascido com até 45 dias), lactantes e indivíduos com comorbidades.

De acordo com a governadora Fátima Bezerra (PT), as doses da Sputinik V começam a chegar ao Rio Grande do Norte, ainda no mês de julho.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.