Aplicativo do MP já recebeu 2.800 denúncias de descumprimento do isolamento social
Natal, RN 19 de abr 2024

Aplicativo do MP já recebeu 2.800 denúncias de descumprimento do isolamento social

11 de junho de 2020
Aplicativo do MP já recebeu 2.800 denúncias de descumprimento do isolamento social

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A plataforma Tô de Olho, criada pelo Ministério Público Estadual em parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), com o objetivo de monitorar o isolamento social no estado, já recebeu 2.800 denúncias de descumprimento das restrições de distanciamento nos últimos dois meses.

Em 92 dos 167 municípios do estado potiguar foram registradas denúncias. Segundo o assessor de inovações tecnológicas do MPRN  Israel Garcia todos os municípios receberam acesso ao aplicativo e podem ver as denúncias para tomar as providências cabíveis.

Nesta semana, a plataforma ganhou novas funcionalidades que permite ao cidadão checar com precisão se teve contato com alguém contaminado com o Coronavírus.

"A partir do Tô de Olho o cidadão pode fazer denúncias sobre aglomeração e violação de quarentena, além disso também é possível ver o índice de isolamento em municípios potiguares e seus principais bairros. Uma nova funcionalidade disponível é que o usuário será alertado caso esteja próximo de um local que tem casos confirmados da Covid-19", disse. Israel.

Isso é feito por meio do cruzamento de dados das compras realizadas pelo cidadão. O sistema verifica se o local onde a pessoa esteve também foi frequentado por alguém com a confirmação de contágio com o Coronavírus nos últimos 14 dias. Leva-se em conta uma distância de até 50 metros e um intervalo de tempo de 30 minutos. Essa verificação é possível graças a parceria com o Programa Nota Potiguar, do Governo do Estado. Ao acessar o aplicativo do Nota Potiguar, o usuário vê uma mensagem perguntando se concorda em compartilhar seus dados com o Tô de Olho.

A plataforma possui atualmente 15 mil pessoas cadastradas, com usuários em todos os municípios do RN. Dentre as detecções de contato positivo, já foram verificados cerca de 1.500 casos desde o início da implantação do Tô de Olho.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.