Após apoiar suspensão de CPI que atinge Rosalba, deputado do PSDB quer CPI para investigar compra de respiradores
Natal, RN 19 de abr 2024

Após apoiar suspensão de CPI que atinge Rosalba, deputado do PSDB quer CPI para investigar compra de respiradores

10 de junho de 2020
Após apoiar suspensão de CPI que atinge Rosalba, deputado do PSDB quer CPI para investigar compra de respiradores

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O deputado estadual Tomba Farias (PSDB) sugeriu nesta quarta-feira (10) a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a compra frustrada, pelo Rio Grande do Norte, de 30 respiradores via Consórcio Nordeste. O Governo do Estado repassou R$ 4,9 milhões ao Governo da Bahia, estado que representou os nove estados nordestinos junto à empresa Hempcare Pharma Representações Ltda., responsável por negociar e viabilizar os equipamentos.

Na sessão remota desta quarta-feira (10), o deputado Tomba afirmou que a Assembleia Legislativa poderá instalar uma CPI para investigar o assunto. O detalhe é que na terça-feira (9), Farias apoiou um requerimento que suspendeu, durante a pandemia, a CPI da Arena das Dunas, uma manobra do deputado Getúlio Rêgo (DEM), aliado da ex-governadora Rosalba Ciarlini, alvo principal das investigações, já que a maioria dos contratos foram firmados durante a gestão dela, entre 2011 e 2014. Tomba, inclusive, compõe a comissão da CPI da Arena.

Respiradores

O Consórcio Nordeste tentou adquirir 300 respiradores pagando de forma antecipada uma soma de R$ 48,7 milhões, mas os equipamentos não chegaram. Investigações preliminares apontaram que o grupo responsável pela empresa é especializado em estelionato através de fraude na vendas de equipamentos hospitalares. Mais de 15 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília. O Consórcio cancelou a compra e foi à Justiça para reaver o dinheiro. O Ministério Público Federal abriu inquérito para investigar possíveis atos de improbidade administrativa na compra dos respiradores.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.