TRANSPARÊNCIA

Após dois meses de cobrança, Ministério da Saúde libera metade dos respiradores pedidos pelo RN

A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou nesta segunda-feira (25) a chegada de mais 40 respiradores liberados pelo Governo Federal. A prefeitura de Natal receberá a mesma quantidade, totalizando 80 equipamentos enviados pela União.São 20 respiradores complexos e outros 20 modelos mais simples. No entanto, todos em condições de uso para tratamento de estabilização seja em semi-intensiva ou UTI.

Dos 80 respiradores solicitados ainda no início da pandemia para o Ministério da Saúde, apenas 10 haviam sido enviados, em abril. Fátima chegou a cobrar os equipamentos diretamente aos dois ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, mas o Governo Federal travou o envio.

No encontro com Teich, em 29 de abril, os governadores do Nordeste demonstraram publicamente preocupação com as incertezas relacionadas à chegada dos respiradores num momento crucial para o combate à pandemia nos estados.

O ministro interino da Saúde, general Ramos, ligou para a governadora e garantiu empenho para enviar mais 40 respiradores.

– Acabei de falar com o general Ramos e ele nos deixou esperançosos quando disse fará todo o empenho para atender nossa demanda de mais 40 respiradores, que era nosso pedido inicial de 80. Precisamos atender à demanda do estado que infelizmente encontra-se em estágio crescente”, disse em vídeo gravado e publicado nas redes sociais.

Fátima Bezerra adiantou que os novos respiradores serão destinados para equipar os 10 leitos de UTI abertos no final de semana no hospital da Liga, além das demais unidades à medida que a expansão de leitos for ocorrendo.

Dos 40 leitos previstos para o hospital da Liga, o Governo já abriu 20 clínicos e 10 de UTI. Ainda essa semana mais 10 leitos de UTI começarão a funcionar.

– Até a semana passada só 10 respiradores haviam chegado enquanto precisávamos de pelo menos 80 respiradores, seja nas regiões de tratamento e de estabilização em todo o Estado. Fizemos um trabalho intenso, numa ação direta junto ao Ministério da Saúde e dizer que não adiantava receber respiradores quando o sistema já estivesse em colapso. A governadora entrou na discussão com o general Ramos e houve sensibilização e a liberação”, disse Spinelli.

Insalubridade

A governadora também anunciou o pagamento até o final do mês de uma gratificação por insalubridade de 40% sobre o salário-base para os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia. Além desse grupo, os servidores do setor que atual em funções administrativas também receberão 20% a mais sobre os salários.

– Uma reivindicação justa e legítima que temos a alegria de atender. Além disso, para garantir o funcionamento dos 282 leitos de UTI e leitos clínicos para atender os pacientes acometidos com a Covid-19 no RN, já realizamos a contratação de 2.112 novos servidores, entre concursados e temporários, e estaremos contratando na próxima semana mais 1.138”, disse a governadora.

 

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Rafael Duarte
Jornalista e autor da biografia "O homem da Feiticeira: A história de Carlos Alexandre"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *