Após primeiro óbito na comunidade, Brasília Teimosa faz mutirão de limpeza pública para conter Covid-19
Natal, RN 25 de abr 2024

Após primeiro óbito na comunidade, Brasília Teimosa faz mutirão de limpeza pública para conter Covid-19

8 de junho de 2020
Após primeiro óbito na comunidade, Brasília Teimosa faz mutirão de limpeza pública para conter Covid-19

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A comunidade de Brasília Teimosa, no bairro das Rocas, unida contra o Covid. Na última semana, a região que abrange o bairro das Rocas teve o primeiro óbito em decorrência do Covid-19, mais especificamente na Brasília Teimosa, comunidade inserida nesta região.

Até então, os espaços públicos do bairro andavam bastante movimentados, mesmo que a maioria das pessoas estivessem de máscara, tranquilamente dava pra encontrar pessoas do grupo de risco no meio da rua.

Apesar de todo alerta, campanhas e ações que vinham sendo organizadas por diversos atores na comunidade, a epidemia parecia estar distante até que o primeiro óbito veio à tona.

Desde então, em pouco tempo outros casos suspeitos surgiram e mais óbitos vieram a ocorrer, seja pelo Covid ou não. A confirmação dos casos vem se dando, segundo relatos, após as pessoas infectadas procurarem o Hospital dos Pescadores que, além de se encontrar lotado, não possui a estrutura necessária para atender pacientes que estão com Covid.

Neste domingo (7), moradores da Brasília Teimosa se uniram para limpar as ruas, calçadas e paredes das casas, todos fazendo uso da máscara e procurando manter o distanciamento entre as pessoas que participavam da ação.

Moradores cansaram de esperar prefeitura de Natal fazer a parte dela (foto: divulgação)

Um carro pipa, água sanitária e sabão em pó foram disponibilizados para os moradores que portavam vassouras e rodos na porta de suas casas.

Já que o poder público não se responsabiliza de forma efetiva pela limpeza de espaços públicos dentro das periferias, a população arregaçou as mangas para prevenir novos casos de contaminação. No entanto, esta medida não é suficiente para evitar que novos casos aconteçam.

Precisamos de medidas bem mais rígidas, fiscalização de aglomerações que estejam acontecendo e por que não a implementação de lockdown? Por aqui nas Rocas, boa parte dos moradores acredita na eficiência e necessidade desta medida.

É muito triste perder uma amiga, vizinha ou parente sem poder se despedir. E principalmente, é lamentável perder alguém por motivos que podem ser evitados se todos fizerem sua parte.

Em memória de Lica, Danúbia e Babal, moradores das Rocas e Brasília Teimosa, fica o pedido: fiquem em casa e cuidem dos seus!

Yara Costa chama a atenção para a ausência da prefeitura (foto: Divulgação)
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.