Arquivos mostram envolvimento de políticos no tráfico durante a ditadura militar
Natal, RN 20 de abr 2024

Arquivos mostram envolvimento de políticos no tráfico durante a ditadura militar

8 de julho de 2019
Arquivos mostram envolvimento de políticos no tráfico durante a ditadura militar

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Uma matéria publicada nesta segunda-feira (8) pelo site The Intercept Brasil mostra que havia uma forte ligação de traficantes de armas e drogas com parlamentares do PSD, partido de direita ligado ao governo militar. Os documentos publicados na reportagem mostram que até mesmo o presidente João Batista Figueiredo tinha conhecimento dessa aproximação, mas nada fez para intervir.

O texto do The Intercept abre mostrando que um carro do Poder Legislativo Federal que ia até a fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai e voltava para o Brasil carregado de drogas e armas que seriam distribuídos para o Sudeste brasileiro. É nesse período do início da década de 1980 que grupos criminosos começam a se organizar, principalmente no Rio de Janeiro.

Os documentos que serviram de base para a matéria eram tidos confidenciais até 2005, quando o então presidente Lula assinou o decreto 5.584 que declarava que todos os arquivos do Serviço Nacional de Informações (SNI), do Conselho de Segurança Nacional e Comissão Geral de Investigações, que estavam de posse da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), fossem mandados para o Arquivo Nacional.

Os papéis mostram que o então deputado federal pelo Mato Grosso do Sul, Gandi Georges, era um dos agentes do contrabando que era chefiado pelo seu irmão Fahd Jamil Geroges. Ambos tinham uma estreita relação com o governo do estado na época, Pedro Pedrossian. Georges e Pedrosisiam pertenciam ao PDS.

“O relacionamento de amizade de Pedrossian com Fahd Jamil, o qual é conhecido como um dos maiores contrabandistas da área, explorador de cassino e do chamado jogo do bicho, é um aspecto altamente negativo. Este relacionamento além de estar desgastando o PDS tem refletido também negativamente na área federal. Já por algumas vezes servidores do SNI foram indagados ‘se o Serviço Nacional de Informações não vê isso”, mostra um comunicado endereçado ao presidente Figueiredo.

*Por Revista Fórum

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.