Bancários e vigilantes pedem vacinação e projeto na Câmara de Natal prevê ampliação de prioritários para fase 1 de imunização
Natal, RN 24 de abr 2024

Bancários e vigilantes pedem vacinação e projeto na Câmara de Natal prevê ampliação de prioritários para fase 1 de imunização

1 de abril de 2021
Bancários e vigilantes pedem vacinação e projeto na Câmara de Natal prevê ampliação de prioritários para fase 1 de imunização

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Depois dos hospitais, o transporte público e os bancos são os locais onde há maior risco de transmissão da covid-19, segundo estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi levando em conta a pesquisa e os casos registrados entre as categorias, que o sindicato dos bancários e o dos vigilantes fizeram uma manifestação nesta quarta (31), em frente à Governadoria, pedindo a inclusão dos dois grupos na fase I, onde estão os grupos prioritários, no Plano Estadual de Vacinação para covid do Rio Grande do Norte.

A solicitação já foi oficializada ao Governo do Estado, ao Ministério da Saúde e à Câmara Municipal de Natal. Os bancários argumentam que só nos três primeiros meses do ano, morreram mais funcionários do que em todo 2020 e que algumas agências tiveram que ser fechadas porque até 70% do quadro de trabalhadores foi contaminado.

“Pelo estudo, somos o terceiro setor mais infestado pelo novo coronavírus. Aqui em Natal já são três mortes de bancários que estavam na ativa, na linha de frente no atendimento ao público. Os serviços bancários foram colocados como serviços essenciais, mas os bancos não cumprem os decretos estadual, nem municipal. As aglomerações podem ser constatadas a qualquer hora”, critica Juvêncio Hemetério, bancário que faz parte do sindicato da categoria.

Mas não são apenas bancários e vigilantes que pedem para serem incluídos no grupo prioritário de imunização. Um projeto de lei do vereador Luciano Nascimento (PTB) prevê a inclusão de garis, motoristas de carros coletores de lixo, cobradores e motoristas dos transportes públicos de Natal na fase I da vacinação.

O projeto, que chegou até a ser lido no plenário durante a sessão híbrida desta quarta (31), despertou o interesse dos parlamentares e alguns vereadores também encartaram emendas sugerindo a inclusão de novas categorias no grupo prioritário de imunização. Por falta de tempo, a votação do projeto foi adiada para a próxima terça (6), quando deverá ser realizada uma nova sessão, a partir das 14h.

As sessões da Câmara Municipal de Natal estão acontecendo no formato híbrido, com a presença de alguns poucos parlamentares no plenário da Casa e a participação dos demais vereadores de maneira virtual. As votações podem ser acompanhadas pelo canal da TV Câmara Natal.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.