Beto Rosado “debocha” do TRE e aparece sorrindo ao lado de Arthur Lira em meio à suspensão da retotalização dos votos da eleição de 2018
Natal, RN 25 de abr 2024

Beto Rosado "debocha" do TRE e aparece sorrindo ao lado de Arthur Lira em meio à suspensão da retotalização dos votos da eleição de 2018

28 de janeiro de 2021
Beto Rosado

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Beto Rosado (PP) publicou nesta quinta-feira (28), no instagram, uma fotografia ao lado do candidato à presidência da Câmara Federal Arthur Lira (PP). Os dois estão sorrindo na imagem, cuja legenda é “reunião com o líder progressista @oficialarthurlira, nosso futuro presidente da @camaradeputados!”.

Lira é o candidato apoiado por Bolsonaro na eleição para a Câmara dos Deputados.

Rosado está na iminência de perder o mandato após o Tribunal Regional Eleitoral indeferir em 22 de janeiro o registro de candidatura do ex-candidato a deputado federal Kériclis Alves Ribeiro. Com a anulação dos votos de Kerinho, a vaga na Câmara Federal passa a ser ocupada por Fernando Mineiro (PT).

A retotalização dos votos da eleição de 2018 estava marcada para 13h desta quinta-feira (28), mas um novo recurso de Kerinho/Beto Rosado suspendeu contagem. De acordo com a assessoria de comunicação do TRE, a juíza relatora Erika Paiva Tinôco que vai julgar o recurso passou a tarde em sessão julgando outro processo. Ainda não há informações sobre a retomada da recontagem.

Na quarta-feira (27), Erika Tinôco julgou improcedente recurso semelhante. Após a retotalização dos votos, a expectativa é de que o TRE emita um novo diploma a Mineiro (o atual é de suplente) e envie um comunicado oficial ao Congresso Nacional determinando a posse do deputado federal eleito.

Indeferimento

Em 22 de janeiro, por 3 votos a 2, o pleno do TRE indeferiu o registro de candidatura de Kerinho alegando descumprimento das regras eleitorais. Ele não se desincompatibilizou de um cargo comissionado na prefeitura de Monte Alegre no prazo estipulado pela lei, ou seja, até três meses antes da eleição.

Assim, os 8.990 votos obtidos por Kerinho devem ser anulados, de forma que a coligação “Do lado Certo”, composta por PT, PCdoB e PHS, ultrapassará a coligação 100% RN, formada por PP, MDB, Pode, DEM e PDT. Com a recontagem, sai Rosado e entra Mineiro.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.