CULTURA

Biblioteca Câmara Cascudo, em Natal, deve ser reaberta em outubro

Fechada para reforma há quase uma década, desde o ano de 2012, a Biblioteca Câmara Cascudo, em Natal, deve ser reaberta em outubro. O anúncio foi feito nesta segunda (28) pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), durante um evento realizado pela Coordenação do Curso de Biblioteconomia, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFRN, em parceria com o Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-15).

A obra teve um custo de, aproximadamente, R$ 1,6 milhão. Depois da reforma, a Biblioteca vai contar com novos títulos, galeria de arte, estações de pesquisa, cabines de estudo, climatização, café e acesso à internet. Criada em 1963, a Biblioteca Câmara Cascudo é um dos poucos espaços públicos de acesso à leitura e outros meios audiovisuais na capital potiguar. A unidade conta, inclusive, com títulos de escritores potiguares como Berilo Wanderley, Newton Navarro, Zila Mamede e Câmara Cascudo, que dá nome à biblioteca.

Antes de ser fechada, a Biblioteca Câmara Cascudo tinha cerca de 94 mil títulos. A coordenadora do curso de Biblioteconomia na UFRN, Gabrielle Tanus, que lança o livro “Em busca de bibliotecas verdadeiramente públicas no estado do RN”, escrito pelos estudantes do curso, lembra da importância desse tipo de equipamento público.

Que possamos aprender que não devemos fechar bibliotecas públicas para reformas. Devemos garantir a sua existência em outro espaço público e a permanência da oferta de serviços e recursos para o desenvolvimento econômico e social dos indivíduos e da comunidade”, alertou.

Não podemos considerar normal que a biblioteca esteja fechada há quase uma década. Mas essa página será virada! Palavra de professora — em outubro, a biblioteca vai ser entregue a vocês”, resumiu a governadora, que foi convidada de honra do evento.

Governadora Fátima Bezerra, durante evento no qual fez anúncio da reabertura da Biblioteca Câmara Cascudo
Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *