CIDADANIA

Bispos afirmam que igrejas continuarão fechadas no RN devido à pandemia

Anúncios

A Arquidiocese de Natal e as dioceses de Mossoró e Caicó divulgaram uma nota reafirmando que as igrejas do Rio Grande do Norte continuarão fechadas atendendo às medidas restritivas de isolamento social determinadas pelo Governo do Estado em meio à pandemia do novo Coronavírus.

A nota, assinada por Dom Jaime Vieira Rocha (Natal), dom Mariano Manzana e dom Antônio Carlos Cruz Santos (Caicó), é também uma resposta às informações divulgadas sobre uma suposta flexibilização na realização de missas e cultos em igrejas e templos religiosos pelo Governo do Estado.

Uma portaria publicada na edição de sábado (26) do Diário Oficial estabelece regras de higienização para a realização de orações individualizadas e atividades religiosas com até 20 pessoas, a partir de uma série de critérios.

Na nota dos bispos, não há exceções nem concessões para orações. As igrejas ficarão fechadas. Leia a nota na íntegra:

NOTA DOS BISPOS DA PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE NATAL (25/05/2020)

Nós, Bispos da Província Eclesiástica de Natal (Arquidiocese de Natal, Diocese de Mossoró e Diocese de Caicó), reunidos remotamente, nesta segunda-feira, dia 25 de maio de 2020, em espírito de comunhão fraterna e eclesial; atentos à realidade e a dureza dos fatos e dos números, no que se refere à pandemia do coronavírus; sensíveis aos apelos do Povo fiel católico; e movidos pelo dever de zelar e promover a vida humana, exortamos mais uma vez ao povo potiguar para que permaneça empenhado no cumprimento da recomendação de isolamento social. Deste modo, reafirmamos a determinação para que nossas igrejas (catedrais, matrizes e capelas) permaneçam fechadas, até que tenhamos condições de dispor em contrário. O penoso tempo que atravessamos e as restrições que nos impõem distanciamento físico trazem sofrimento ao nosso coração de Pastor e isto nos ajuda a compreendermos ainda melhor a dor da nossa gente. Exortamos, pois, aos nossos colaboradores padres, aos fiéis católicos e a todas as pessoas de boa vontade a permanecerem firmes na esperança. Rogamos a Nossa Senhora da Apresentação, Santa Luzia e a Senhora Sant’Ana, padroeiras destas nossas igrejas particulares, para que intercedam por nós, neste momento de maior dificuldade, junto a Jesus, nosso Senhor e Salvador.

Natal (RN), 25 de maio de 2020.

Dom Jaime Vieira Rocha

Arcebispo Metropolitano de Natal

Dom Mariano Manzana

Bispo Diocesano de Mossoró

Dom Antônio Carlos Cruz Santos

Bispo Diocesano de Caicó

Artigo anteriorPróximo artigo
Rafael Duarte
Jornalista e autor da biografia "O homem da Feiticeira: A história de Carlos Alexandre"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *