Boato: fake news vai além das eleições
Natal, RN 20 de abr 2024

Boato: fake news vai além das eleições

17 de abril de 2018
Boato: fake news vai além das eleições

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar
Fake News é um fenômeno, que se tornou uma febre, e vai muito além da fofoca ou boato. As mentiras que circulam na web ganharam mais evidência e hoje transformam homens e mulheres até de altos cargos públicos.  Seja qual for o tema: segurança, saúde ou política, todo e qualquer assunto pode gerar muitas notícias falsas com grande efeito destrutivo.
As mentiras vão de pequenas “fofocas” até as mais absurdas. A internet contribui para a desinformação de boa parte dos usuários em diversas redes sociais, em especial,  Facebook e WhatsApp.
A Fake News sempre existiu na internet e chegava através dos e-mails, geralmente com golpes e fraudes. Quem nunca recebeu uma corrente por e-mail contendo aquele velho pedido “repasse para o maior número de pessoas”, muitas vezes alegando motivo de doença ou pedidos de oração. Muitos até hoje repassam pensando estar ajudando ou simplesmente realizando uma boa ação.
As pessoas já compartilhavam muitas notícias falsas na internet, mas provavelmente ninguém tinha ideia da dimensão que as Fake News poderiam tomar no sentido de influenciar a opinião pública e as pessoas nas eleições. Esse ano, mais do que nunca, diversas Fake News devem aparecer. Apesar da Copa do mundo e o escândalo dos sorteios das sedes da copa, a política é e vai continuar sendo o assunto do momento no Brasil e no Mundo.
Na política, esse efeito ganhou força em diversos momentos, desde a morte do então candidato Eduardo Campos, nas eleições de 2014, que mexeu com o clima das eleições, até a morte trágica do Ministro do Supremo, Teori Zavascki, onde se levantou a possibilidade de queima de arquivo (o ministro na época investigava a maior fraude política brasileira, que envolvia diversos partidos políticos, empresários, abrindo brecha para muitas teorias da conspiração).
A Fake News, muitas vezes, tem como objetivo chamar atenção e atrai cliques promovendo uma página ou personagem, prejudicando o alvo noticiado, pois muitos sites vivem disso: inventar notícia ou distorcer fatos. A ferramenta mais perigosa nos dias de hoje são os grupos e linhas de transmissão do WhatsApp, uma ferramenta que dificilmente pode ser controlada ou rastreada e a grande responsável pela disseminação em massa dos boatos hoje em dia.
As Fake News podem, sim, influenciar a opinião de alguém, principalmente quando compartilhamos informações sem checar se é falsa ou não. Isso reflete na opinião de outras pessoas. Uma prova dessa força é que a pessoa compartilha para tentar provar seu ponto de vista e muitas vezes, só depois, tenta modificar o ponto de vista da outra pessoa.
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.