Boaventura de Sousa Santos receberá título Honoris Causa da UFRN
Natal, RN 24 de abr 2024

Boaventura de Sousa Santos receberá título Honoris Causa da UFRN

11 de dezembro de 2018
Boaventura de Sousa Santos receberá título Honoris Causa da UFRN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Cientista social, ativista dos Direitos Humanos e um dos principais pensadores contemporâneos do mundo, o professor português Boaventura de Sousa Santos receberá, em 2019, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A concessão do prêmio foi aprovada dia 7 de dezembro, por unanimidade, pelo Conselho Universitário (Consuni) por sugestão do professor Itamar Nobre, do Departamento de Comunicação da UFRN. A aula magna que abrirá o primeiro semestre de 2019 será proferida em março, ainda sem data definida, pelo próprio Boaventura.

A UERN já havia aprovado a mesma honraria ao professor português em agosto de 2018.

A reitora Ângela Maria Paiva Cruz ressaltou a importância da aprovação do título em razão do trabalho desenvolvido ao longo da vida pelo professor Boaventura, “em defesa da humanidade e do papel fundamental das universidades no processo de civilização”. Já na opinião do pró-reitor de Planejamento, João Emanuel Evangelista de Oliveira, “a concessão do título coloca a Universidade em sintonia com o que há de melhor no pensamento internacional”.

A relatora da proposta foi a conselheira e diretora do Centro de Educação da UFRN Márcia Gurgel Ribeiro. Ela lembrou que a homenagem faz ainda mais sentido durante as comemorações pelos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos:

- “Esse título tem uma importância enorme principalmente porque Boaventura é um intelectual comprometido com as causas sociais, tem uma produção reconhecida e desenvolve várias atividades com grupos de pesquisa da UFRN. Há um convênio firmado entre a UFRN e a Universidade de Coimbra desde 2006. E nesse período em que o mundo celebra os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos essa homenagem é ainda mais justa”, disse.

A ponte entre Boaventura Santos e a UFRN foi realizada pelo professor e cientista social Willington Germano, que conheceu a obra do colega português quando foi apresentado ao livro Pela mão de Alice:

- Um dia a professora Brasília Carlos Ferreira me emprestou o livro Pela mão de Alice e, ao ler a obra, me senti como a gente se sente quando alguém escreve tudo aquilo que você queria ter escrito, mas não conseguiu ou não teve oportunidade. E a partir dali eu comecei a introduzir a obra de Boaventura nas minhas aulas, nos meus cursos. Numa das vezes que estive em São Paulo participar de uma banca, fui a casa do meu amigo José Cortez (dono da editora Cortez) e, por coincidência, lá estava o Boaventura. Por acaso eu tinha em mãos um dos livros dele, pedi um autógrafo e começamos os contatos.

Como pro-reitor de extensão da UFRN, Germano tentou trazer Boaventura a Natal algumas vezes, mas isso só foi possível a partir de 2006, quando a UFRN assinou um convênio com a Universidade de Coimbra, onde o português dirige o centro de estudos sociais. A partir daí iniciou-se um intercâmbio entre estudantes e professores brasileiros e portugueses:

- Embora tenha tido uma responsabilidade no estudo e divulgar da sua obra na UFRN, foi um trabalho coletivo, desenvolvido, sobretudo, a partir do grupo de pesquisa “Cultura, política e educação”, então sob a minha coordenação. Desse modo contamos com a colaboração desse coletivo de estudantes e professores. E gostaria de destacar a colaboração da professora Vânia Gico, do departamento de ciências sociais, e da professora Lenina Lopes, do IFRN e de vários outros, a exemplo dos professores Itamar Nobre, departamento de ciências, e de Zéu Palmeira, do curso de Direito da UFRN. Esses dois professores, entre outros, fizeram pós doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, dirigido por Boaventura.

A revista Cronos, produzida e editada pela pós-graduação de Ciências Sociais da UFRN publicou um dossiê sobre Boaventura, que acabou se tornando colaborador da própria revista.

Willington Germano destaca o compromisso de Boaventura com a diversidade e o pensamento contemporâneo:

- Ele identificou várias monoculturas do mundo, como a do conhecimento, a ciência clássica. Se aprofunda sobre os saberes das populações subalternas, como negros, índios... e mostra que quando os saberes são selecionados, cessam as vozes. Boaventura é um estudioso das formas alternativas de produção de conhecimento, econômica de diversidade democrática. Esse é Boaventura, autor que tem essa amplidão, essa identificação, e com uma atuação politica muito grande, tanto que é um dos formuladores do Fórum Social Mundial.

Quem é Boaventura de Sousa Santos

Boaventura de Sousa Santos nasceu em 1940 em São Pedro de Alva, em Portugal. É professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick. Também dirige o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e é coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça.

O professor tem trabalhos publicados sobre globalização, sociologia do direito, epistemologia, democracia e direitos humanos, a maioria traduzido para o espanhol, inglês, italiano, francês, alemão, chinês e romeno.

Boaventura dirige atualmente o projeto de investigação ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências o mundo, um projeto financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos internacionais para a investigação científica de excelência em espaço europeu.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.