CULTURA

Bolados: jornalismo esportivo sem frescura, clubista, antifascista e com sotaque potiguar

A escalação foi anunciada e confirmada faltando poucos minutos para a estreia do campeonato: Aílton Medeiros, Alex de Souza, Alex Frutuoso, Aluízio Mathias, Armando Miranda, Carlos Magno Araújo, Cleo Lima, Conrado Carlos, Edmo Sinedino, Geider Henrique, Leonardo Gamberoni, Paulo Nascimento, Rafael Duarte, Sérgio Vilar e Wagner Lopes.

O time é eclético e entra em campo neste domingo (28) estampando a flâmula do Bolados, site de jornalismo esportivo que reúne amigos e colegas jornalistas saídos das profundezas de um grupo de whats app onde o pau quebra, invariavelmente, dia sim e outro também.

Aliás, um dos mentores do site, o jornalista Conrado Carlos, lembra que o Bolados só surgiu como “time” depois que parte da turma encheu o saco de outro grupo focado mais em temas da política e do cotidiano:

– Participamos de um grupo de jornalistas com mais de 200 pessoas para falar de política, economia e temas do cotidiano. E tinha nesse grupo de 10 a 12 pessoas que adoravam falar de futebol. E a gente floodava o grupo com essa conversa. Até que na Copa do Mundo de 2018 chegou ao auge e passamos a incomodar as outras pessoas. E criamos um grupo paralelo só para falar de esporte”, disse.

O grupo no whats app, que nasceu com o criativo nome de “Caixinha de Surpresa”, poderia ter gerado um site de jornalismo policial. Logo nos primeiros meses, um dos jornalistas abandonou o grupo após ser ameaçado de agressão por conta de uma discussão banal de futebol.

Vida que segue e ânimos a flor da pele sempre exaltados. Para Conrado, a ideia de um site que reunisse os textos dos participantes do grupo foi natural:

– O grupo foi se integrando, fomos ficando amigos, marcamos de sair para tomar cerveja… todo mundo é jornalista, todo mundo sabe escrever, então porque não criar um site pra gente brincar sobre isso?”, questiona.

Dos 15 participantes, mais da metade do escrete vai curtir o próximo campeonato brasileiro de olho na tabela das séries B e D. A ideia é que os jornalistas se revezem em textos opinativos, parciais e apaixonados durante a semana. O site é colaborativo.

O time com o maior número de torcedores, por incrível que pareça, é o Botafogo: time do coração de Conrado. Além dele, Aílton Medeiros, Edmo Sinedino e Paulo Nascimento estão entre as estrelas solitárias do time de Garrincha e João Saldanha.

No grupo, porém, o assunto que mais pauta as discussões da turma é o Flamengo, escrete oito vezes campeão brasileiro e que tem três representantes entre os Bolados: Leonardo Gamberoni, Rafael Duarte (eu mesmo) e Wagner Lopes. De igual para igual com os torcedores do Flamengo, pelo menos no Bolados, é a torcida do Vasco, formada pelos três mosqueteiros Alex de Souza, Cleo Lima e Sérgio Vilar.

O tricolor carioca vem a campo com Carlos Magno Araújo e Aluízio Mathias.

Antes que atirem a primeira pedra, parte dos jornalistas também torce para clubes do Rio Grande do Norte: Alex de Souza e Alex Frutuoso são América, Edmo Sinedino é Alecrim e Paulo Nascimento já foi até demitido de um emprego quando o plantão no final de semana caiu em dia de jogo do ABC.

Apesar do coração da maioria dos Bolados bater mais forte por clubes do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Norte, os paulistas são representados por Armando Miranda, torcedor do Santos, e Geider Henrique, corinthiano.

Os debates puxados pelos Bolados, no entanto, vão além do futebol. Especialmente quando o Flamengo não tiver à frente dos demais times na tabela:

– Vamos falar sobre esporte local, mas vários outros esporte terão espaço: tênis, MMA, entre outros. Abordar o que rola na capital, no Brasil e no mundo. Brasileiro, Champions league, UFC e por aí vai”, encerra Conrado.

E antes que algum dos Bolados minta descaradamente em algum texto se autointitulando isento, grave o time de cada um:

Ailton Medeiros – Botafogo
Alex de Souza – América e Vasco
Alex Frutuoso – América
Aluízio Mathias – Fluminense
Armando Miranda – Santos
Carlos Magno Araújo – Fluminense
Cleo Lima – Vasco
Conrado Carlos – Botafogo
Edmo Sinedino – Alecrim e Botafogo
Geider Henrique – Corinthians
Leonardo Gamberoni – Flamengo
Paulo Nascimento – ABC e Botafogo
Rafael Duarte – Flamengo
Sérgio Vilar – Vasco
Wagner Lopes – Flamengo

Para acessar o site

www.bolados.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo