Sem categoria

Bolsistas da TVU lançam manifesto e exigem respeito a TV Universitária

Os bolsistas da TV Universitária da UFRN lançaram um manifesto exigindo o estabelecimento total do sinal digital da emissora pública. Os estudantes paralisaram as atividades na TVU desde 1º de junho e entregaram uma pauta de reivindicações à Superintendência de Comunicação, que engloba TV, Rádio e Agência de Comunicação, e à Reitoria.

Confira, na íntegra, o manifesto:

Mais de 30 bolsistas dos setores de Edição, Produção e Redação da TVU participam do movimento “RESPEITEM A TVU“, que teve início no dia 1º de junho. A mobilização tem como objetivo o estabelecimento total do sinal digital da emissora pública, além do atendimento de pleitos que garantam mais qualidade de trabalho.

Com o desligamento do sinal analógico em Natal em 31 de maio, a TVU se encontra fora do ar desde então. A transmissão digital da emissora foi inaugurada em 2015 e, três anos depois, o sinal oscila entre 0% e 8% da sua capacidade máxima.

No entanto, os bolsistas da TVU permanecem dando expediente, participando de ações formativas de conteúdo jornalístico e audiovisual, além de diálogos com a Superintendência de Comunicação (Comunica) e Administração Central da UFRN.

Exemplo disso foi a reunião realizada, no dia 1º de junho, entre o Gabinete da Reitoria e integrantes do movimento, onde o documento com as reivindicações foi protocolado e assinado.

Apesar de reconhecer que a TVU se encontra fora do ar através de nota, a Comunica e a UFRN não responderam aos demais pleitos, que fazem referência às melhorias técnicas e estruturais da emissora, além da renovação da frota de veículos utilizados nas reportagens, que tem comprometido a saúde e, até mesmo, colocando em risco a vida de bolsistas, servidores e terceirizados.

O movimento tem ganhado adesão nas redes sociais, sensibilizando ex-bolsistas, comunidade acadêmica e telespectadores, que reforçam o coro de reivindicações.

Em defesa comunicação pública, da produção de conteúdo e de transmissão com qualidade, Respeitem a TVU!

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Rafael Duarte
Jornalista e autor da biografia "O homem da Feiticeira: A história de Carlos Alexandre"