+ Notícias

Bolsonaro ataca militares, políticos aliados e até o vice Hamilton Mourão  

Por newsletter Meio:

A crise política da semana no governo Bolsonaro começou já sábado (20). O presidente Jair Bolsonaro publicou no YouTube um vídeo de pouco mais de seis no qual o escritor Olavo de Carvalho critica tanto nos militares quanto os políticos que ascenderam com a onda de direita.

“Esses novos políticos eram caras que estavam liderando as massas na rua”, diz o ex-astrólogo e guru do bolsonarismo: “Tão logo Bolsonaro subiu, eles todos se candidataram a deputado, a senador, e largaram o povão. Todos querem entrar na elite, não querem derrubar a elite. Querem fazer parte do estamento burocrático, como dizia o Raymundo Faoro. É a mesma coisa que o PT fez: na primeira chance, ele virou o estamento burocrático. Tudo o que eles querem é ficar em Brasília e embolsar o dinheiro do governo”, afirmou.

Durante a curta entrevista que dá no vídeo, Carvalho chama Bolsonaro de mártir. “Dentro do governo é só intriga, só sacanagem, só egoísmo, é só vaidade, é só isso que tem”, comenta.

O ex-astrólogo repetiu também sua tese de que a ação contra o governo Jango, em 1964, foi em verdade dos líderes civis. “Esse pessoal”, disse se referindo aos militares, “subiu ao poder em 1964, destruindo os líderes civis de direita, e sobrou o quê? Os comunistas. Aí eles vêm dizer: nós livramos o país dos comunistas. Não. Eles entregaram o país aos comunistas.”

De acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, o vídeo obteve 100 mil visualizações durante as cerca de 20 horas em que ficou no ar. Na manhã de domingo (21), o vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente, o compartilhou. Um dos militares ouvidos por Daniela Lima limitou-se a comentar sobre o presidente: “não sabe onde ele quer chegar com esse tipo de coisa.” (Folha)

Ainda no sábado, o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, afirmou que o próprio Bolsonaro vem incentivando aliados que ataquem seu vice, Hamilton Mourão. O jornalista ouviu áudios de WhatsApp do presidente vibrando com ataques. Em um deles, fala sobre Mourão: “Em 2022, ele vai ter uma surpresinha”

*Com informações dos jornais Folha de S.Paulo e O Globo

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *