+ Notícias

Bolsonaro pretende conceder 20 parques nacionais à iniciativa privada

O governo Bolsonaro pretende repassar em um modelo de concessão pelo menos 20 parques nacionais à iniciativa privada, ainda em 2019. Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, o Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles disse que as unidades de conservação de Jericoacoara(CE), Lençóis Maranhenses (MA), Chapada dos Guimarães (MT) e Aparados da Serra (RS) estão entre as prioridades a serem ofertadas para administração de empresas privadas.

Atualmente, os 20 parques que irão passar a integrar o pacote de concessão são controladas pelo Instituto Chico Mendes de Diversidade (ICMBio).

“A gente tem de dar uma destinação econômica para as unidades de conservação, para diminuir a dependência do orçamento público. Senão, essas áreas não terão saída”, argumentou Salles.

Em sua conta oficial no Twitter, o presidente Jair Bolsonaro defendeu o modelo criado pelo Ministro do Meio Ambiente. “O potencial de ecoturismo no Brasil é um dos maiores do mundo. Precisamos de boa infraestrutura ao turista e condições favoráveis ao investimento mediante concessões responsáveis, envolvendo moradores das regiões gerando consciência social, emprego e economia.”

Órgãos como ICMBio e Ibama, que são vinculadas ao Ministério do Meio Ambiente, sofrem com a falta de recursos em razão dos cortes que atingiram as pastas do governo federal. No Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, as ações de criação e gestão das unidades de conservação tiveram cortes de 26%.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *