Câmara de Natal anula votação da Comenda Marielle Franco
Natal, RN 25 de abr 2024

Câmara de Natal anula votação da Comenda Marielle Franco

20 de maio de 2019
Câmara de Natal anula votação da Comenda Marielle Franco

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Natal anulou na manhã desta segunda-feira (20) a votação da Comenda Marielle Franco de Direitos Humanos, que tem por finalidade homenagear mulheres com destaque na área. A votação favorável ao projeto aconteceu em abril, e apenas o vereador Cícero Martins, do PSL, foi contrário à proposta.

A anulação foi baseada em um pedido do vereador do PSL, que questionou o número de vereadores presentes durante a votação do regime de urgência do projeto, aprovado com 16 votos favoráveis. Segundo o vereador Ney Lopes, que é Presidente da Comissão de Justiça, sustentou-se a decisão de que a votação não teve quórum. "O vereador Cicero, que era contrário, pediu a comprovação dos 20 votos para a votação ter sido em urgência e ficou comprovado que só tinham 16 votos", disse.

Ainda de acordo com Ney Lopes, o projeto terá que ser reapresentado e terá uma tramitação normal. "Comissão de justiça, depois as comissões temáticas, para então ser votada em plenário. Não tem data. Depende de quem for reapresentar", explicou.

A comenda leva o nome de Marielle Franco, vereadora brutalmente assassinada em março do ano passado, e além de reverenciar ativistas dos Direitos Humanos, coloca em pauta o extermínio das mulheres negras e de origem periférica do Rio Grande do Norte.

Para Divaneide Basílio, que subscreveu o projeto, pautas em defesa dos direitos humanos têm vivido uma ofensiva, alem de ser alvo sistemático de qualificação.

"Não desistiremos da Comenda Marielle Franco e muito menos de defender os direitos das populações mais vulneráveis. Marielle era um símbolo de luta e resistência e através dela nos fortalecemos para continuar firmes na defesa de uma sociedade mais justa e igualitária", defendeu, em nota.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.