TRANSPARÊNCIA

Câmara Municipal de Natal tem metade da bancada renovada com 14 novos vereadores

A renovação da Câmara Municipal de Natal será de quase 50% na próxima legislatura. Dos 29 parlamentares que compõem o legislativo hoje, 14 não conseguiram se reeleger e ficam de fora da Casa em 2021. O parlamentar mais votado é um dos novatos na Câmara: Herberth Sena (PL) obteve 6.029 votos e tem como “padrinho político” o ex-vereador e atual deputado estadual Ubaldo Fernandes.

Divaneide Basílio (PT) foi a segunda vereadora mais votada em 2020, com expressivos 5.966 votos. Ela mais que dobrou a votação conquistada há quatro anos, quando obteve o apoio de 2.236 eleitores. Sozinha, Diva obteve um quarto da votação do PT este ano.

Deixam a Câmara Municipal políticos tradicionais como Luiz Almir (PSDB), Ney Lopes Júnior (PDT) e Dickson Nasser Jr (PSDB). O bolsonarista Cícero Martins (PP) também fracassou na tentativa de renovar o mandato. Franklin Capistrano (PSB) e Eleika Bezerra (PSL) foram os únicos parlamentares da atual legislatura que não tentaram a reeleição. O petista Fernando Lucena e Maurício Gurgel, que recentemente trocou o PSOL pelo PV, também não alcançaram votos suficientes para seguir no parlamento.

A “bancada” evangélica, que havia perdido uma cadeira com a ida de Carla Dickson (PROS) para a Câmara Federal, volta a ter três assentos na Casa. Além de Eriko Jácome (MDB) e do bispo Francisco de Assis terem conseguido renovar o mandato, o parlamento municipal contará com Margarete Régia (PROS) a partir de 2021. Ela é irmã do deputado estadual Albert Dickson (PROS), cunhada de Carla Dickson e foi eleita com 2.291 votos. Os mandatos de Eriko e Margareth mostram que o segmento evangélico em Natal segue dividido entre as famílias Dickson, Jácome e os votos do bispo Francisco de Assis.

Esquerda cresceu

O campo progressista ampliou a bancada. O PCdoB manteve a única cadeira que tinha com a renovação do mandato da vereadora Júlia Arruda. Já o PT elegeu três, um a mais do que as duas cadeiras da atual legislatura. Além de Divaneide Basílio, Brisa e Daniel Valença conquistaram a vaga.

O PSOL, que havia perdido a única cadeira que tinha com a ida de Maurício Gurgel para o PV, conquistou um mandato com o professor Robério Paulino. No entanto, ainda há uma possibilidade de mudanças. Isso porque Paulino só aguarda a publicação do acórdão que cassou o mandato do deputado Sandro Pimentel para assumir a vaga. O desfecho ainda não é certo porque Jacó Jácome está tentando anular os votos obtidos por Pimentel, o que tiraria a cadeira do PSOL na Assembleia Legislativa.

Caso Robério assuma a vaga do colega PSOLista, a Câmara ganharia mais uma mulher na bancada. Aliás, uma não, quatro! Camila do Juntas está na suplência de Robério e faz parte de uma chapa coletiva formada por quatro mulheres: Letícia Catu, Camila Barbosa, Ariane Idalino e Cida Dantas.

Confira a próxima legislatura da Câmara Municipal de Natal a partir de 2021:

Herberth Sena (PL) – 6.029 votos
Divaneide Basílio (PT) – 5.966 votos
Paulinho Freire (PDT) – 5.547 votos
Kleber Fernandes (PDT) – 5.409 votos
Aldo Clemente (PDT) – 5.181 votos
Robson Carvalho (PDT) – 4.837 votos
Felipe Alves (PDT) – 4.765 votos
Aroldo Alves (PSDB) – 4.284 votos
Bispo Francisco de Assis (Republicanos) – 4.213 votos
Nina Souza (PDT) – 3.825 votos
Ana Paula (PL) – 3.843 votos
Chagas Catarino (PSDB) – 3.801 votos
Preto Aquino (PSD) – 3.490 votos
Peixoto (PTB) – 3.109 votos
Tércio Tinôco (PP) – 3.101 votos
Raniere Barbosa (Avante) – 3.040 votos
Eriko Jácome (MDB) – 3.040 votos
Brisa (PT) – 2.091 votos
Júlia Arruda (PCdoB) – 2.817 votos
Klaus (Solidariedade) – 2.797 votos
Hermes (PTB) – 2.751 votos
Milklei Leite (PV) – 2.721 votos
Camila Araújo (PSD) – 2.447 votos
Margarete Régia (PROS) – 2.291 votos
Daniel Valença (PT) – 2.259 votos
Anderson Lopes (Solidariedade) – 2.225 votos
Nivaldo Bacurau (PSB) – 2.153 votos
Eribaldo Medeiros (PSB) – 2.148 votos
Robério Paulino (PSOL) – 1.886 votos

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *