Carta enviada pela Pfizer ao Governo Federal oferecendo vacina ao Brasil passou dois meses sem resposta
Natal, RN 25 de abr 2024

Carta enviada pela Pfizer ao Governo Federal oferecendo vacina ao Brasil passou dois meses sem resposta

12 de maio de 2021
Carta enviada pela Pfizer ao Governo Federal oferecendo vacina ao Brasil passou dois meses sem resposta

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A carta da Pfizer oferecendo vacina contra a covid-19 ao Brasil, enviada em setembro de 2020, passou dois meses nas gavetas do governo federal, sem qualquer resposta à fabricante do imunizante. Apenas em novembro, o ex-Secretário de Comunicação, Fábio Wajngarten, entrou em contato com a empresa.

A carta foi enviada ao presidente Jair Bolsonaro; ao vice-presidente, Hamilton Mourão; ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello; ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e ao embaixador dos Estados Unidos no Brasil. Wajngarten só teria procurado a carta porque o dono de uma emissora de televisão soube da correspondência e questionou o ex-Secretário. O empresário era Marcelo de Carvalho, proprietário da Rede TV, que tinha uma funcionária casada com um dos executivos da Pfizer.

Wajngarten também teve dificuldade em responder o motivo do governo Bolsonaro não ter editado Medida Provisória autorizando a compra das vacinas, já que utiliza a insegurança jurídica para justificar o atraso na compra dos imunizantes. A medida provisória só foi editada em janeiro de 2021.

Em depoimento, Wajngarten também falou que, em novembro de 2020, entrou em contato com a Pfizer e com o presidente da República, que despachava com o ministro Paulo Guedes. Na conversa, ficou definido que assim que fosse aprovada pela Anvisa, o governo faria a compra. Entre a carta da Pfizer e a publicação da medida provisória, se passaram seis meses. A MP só foi publicada em janeiro de 2021.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.