CULTURA

Cartunista, Ivan Cabral lança sua primeira obra literária nesta sexta

Em um convite à reflexão sobre as relações humanas, o ilustrador, cartunista e designer gráfico Ivan Cabral lança na manhã desta sexta-feira (09), na Cooperativa Cultural Universitária, às 11h, o livro intitulado “A Estrela Cadente”. O trabalho marca a primeira obra literária do artista.

Escrito há vinte anos, o livro de 36 páginas entrega ao autor um conto infanto-juvenil, que aborda problematizações necessárias e atemporais.

“O livro conta a história de uma estrela que cai do espaço no quintal de um homem. Eles começam a conversar sobre a solidão que ela sentia no espaço e o homem começa a questionar como ela poderia se sentir só em meio a uma multidão de estrelas. E a obra é sobre essa distância das pessoas, a dificuldade de olhar o outro, a própria existência humana. Aqui a gente parece um planeta populoso, mas ao mesmo tempo estamos espremidos no ônibus e não nos vemos de verdade”, explica.

Foto: Anastácia Vaz | Comunica/UFRN

Todas as páginas do livro foram ilustradas pelo próprio cartunista. A demora para publicação da obra é justificada pela frenética vida profissional, consolidada desde 1988, em jornais potiguares.

“Queria um tempo pra ilustrar e esse tempo nunca chegava. Quando saí dos jornais foi que eu consegui desengavetar meus projetos, como lançar o livro. Agora, tem outros na fila”, garante.

Mestre em educação e especialista em humor gráfico, o autor também discute temáticas como bullying e intolerância em diversos âmbitos sociais, especialmente em casa, na escola e no trabalho. O diferencial, no entanto, é que a função do trabalho não é oferecer autoajuda.

“Não é uma receita, é pra provocar uma reflexão. A solução vem das pessoas. Pra refletir sobre o nosso distanciamento”, explica.

O livro será lançado pela Cortez Editora, de alcance nacional. Segundo artista, motivo de orgulho:

“Fiquei muito feliz pela editora ter gostado. Escrevi há 20 anos, mas a raça humana não tem melhorado muito. Aprender a conviver, valorizar e respeitar o outro é um problema da humanidade, sempre foi.”

 

Serviço:

Evento: Lançamento do livro “A Estrela Cadente”
Hora: 11h
Local: Cooperativa Cultural Universitária, no Centro de Conviência da UFRN (Campus Central).

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *