Centro Municipal de Cidadania LGBT de Natal recebe ameaça de grupo neonazista
Natal, RN 24 de abr 2024

Centro Municipal de Cidadania LGBT de Natal recebe ameaça de grupo neonazista

4 de março de 2022
2min
Centro Municipal de Cidadania LGBT de Natal recebe ameaça de grupo neonazista

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Por causa de ameaças de um grupo de neonazistas ao Centro Municipal de Cidadania LGBT de Natal, a unidade está sendo protegida com patrulhamento da Guarda Municipal de Natal durante 24 horas por dia.

A direção do órgão expediu um documento dia 3 de março aos agentes de segurança patrimonial da capital para que o patrulhamento fosse feito diuturnamente em razão de uma ameaça feita no dia 18 de fevereiro de 2022, via whatsapp.

A Agência Saiba Mais teve acesso ao ofício. O patrulhamento será realizado pelo projeto Rondas, responsável por fiscalizar, orientar e destinar o efetivo escalado no cumprimento da Ordem de Serviço, além além de cumprir as determinações do comando da Guarda. O comunicado diz ainda que "toda ação deverá ser enérgica, porém respeitando os direitos do cidadão".

https://saibamais.jor.br/policia-civil-abre-inquerito-para-investigar-ameaca-de-morte-e-homofobia-por-grupo-neonazista-contra-centro-de-cidadania-lgbtqia-em-natal/

A unidade, que fica na Avenida Nascimento de Castro, no bairro de Lagoa Nova, funciona como rede de apoio, atendimento e promoção dos direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros.

Um relatório apontou que apenas do período de outubro a dezembro de 2020, 25 pessoas foram atendidas pelo Centro. Dessas, 19 casos era de indivíduos ou famílias envolvidas em situação de violência LGBTfóbica. A maioria dos atendimentos realizados nesse período é de jovens entre 16 e 29 anos (66%), o serviço mais procurado é o de assistência social, para alteração de prenome e gênero.

A reportagem entrou em contato com a Semtas (Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social) que ficou de verificar a situação, mas não conseguimos um retorno até a publicação desta matéria.

Foto: cedida

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.